No primeiro semestre de 2009, realizou-se o estágio básico i no lar cristão fé para vencer, por 3 acadêmicas do 4º período do curso de psicologia do centro universitário UNIRG, Gurupi-TO. Esse referido estágio teve como ponto de partida a observação das crianças da creche que moravam ou que lá se encontravam, levantando as problemáticas da instituição. Depois de detectadas tais dificuldades, colocou-se em prática o plano de ação proposto pelas estagiárias, com o objetivo de amenizar tais dificuldades abordadas.

Palavras-chave: Estágio Básico, Problemáticas, Amenizar.

1. INTRODUÇÃO

O Centro Universitário UNIRG tem por objetivo estabelecer e regulamentar a admissão de alunos do curso de psicologia, através de concessão de estágios curriculares obrigatórios e estágios extracurriculares não obrigatórios pela CONVENIADA, nos termos da Lei n° 11.788.
Entende-se por estágio o exercício profissionalizante, durante o qual o aluno fundamenta e consolida conhecimentos teóricos adquiridos durante o seu curso.
Nos estágios curriculares (obrigatórios) Estágio Básico I há a duração de seis meses, iniciando-se no começo do semestre letivo correspondente com a carga horária de atividades de campo de no mínino 30horas.
Este trabalho tem como finalidade relatar as observações e as práticas decorrentes do Estágio Básico I ? Observação do cotidiano em Psicologia, realizadas na Creche Irmã Divina, situada no município de Gurupi-To, sendo seu objetivo descrever os fatores biopsicossociais que interferem no comportamento humano.
No Estágio Básico I, através das observações em campo, foi possível levantar problemáticas, que vão desde a precariedade na higiene até comportamentos biopsicossociais (egocentrismo e agressão).
No decorrer do trabalho, abordaremos com maior precisão o que foi observado associado à teoria, juntamente com as possíveis soluções propostas pelos estagiários, a fim de aprender sobre comportamento e a desde já, como atender as necessidades de um local, cuja requer ajuda terapêutica.