Nota-se através do texto Linguagem e Signos de André Valente, que a linguagem é tudo aquilo que permite aos homens a comunicação. O que vem expressar nossos desejos e sentimentos, idéias e emoções, a linguagem tornar-se vital para a convivência humana. Não existe sociedade sem comunicação e, por conseqüente, sem linguagem. A linguagem se constitui em palavras, gestos e pode ser falada ou escrita através de desenhos, fotos, pinturas, charges, cartuns, caricaturas etc.
Os signos também utilizados como linguagem não-verbal, vêem demonstrar sua importância na comunicação, facilitando e despertando o interesse pela leitura e interpretação visual. Através das charges de alguns autores podemos entender o assunto e a crítica do autor além de criarmos a nossa própria interpretação.
A comunicação é uma ferramenta para se criar valores, expor e defender ideais bem como para alcançar seus próprios objetivos. A linguagem é um elemento indispensável na comunicação é o que se observa nas charges onde apresenta uma linguagem através de signos lingüísticos. Ao mesmo tempo em que satiriza e informa de uma maneira mais clara, o objetivo e o ideal em que o autor foca.
Fica evidente no texto Linguagem e Signos que as charges criadas por Millôr, Iaque, Chico e Lan onde mostra com muita alusão os momentos enfrentados por nosso país, assim como aqueles que fazem parte da massa política do país.
Também é importante verificar que a charge serve de estímulo à leitura de outros textos contidos nos jornais e revistas em que aparece, possibilitando atividades mais dinâmicas, interessantes, desenvolvendo ainda o interesse do aluno pela leitura e pela busca de novas informações. Além disso, ela tem muitas vezes o objetivo de convencer, influenciar de acordo com uma determinada ideologia o imaginário do interlocutor, a fim de torná-lo mais consciente da realidade. Afinal, a educação precisa ser eficaz, enquanto formadora de cidadãos capazes de entender a realidade e interferir nela, e é exatamente por esse motivo que o professor deve estar sempre atualizado para exercer sua função como formador de opinião, orientar o aluno, ser capaz de fazer com que este aprenda e entenda novas possibilidades além do seu conhecimento de mundo, ou seja, que o discente possa compreender que há outras realidades a serem absorvida.
Portanto, quando se trata de textos não visuais, a leitura de charges, cartum ou caricatura, tornam-se fatores essenciais já que oportunizarão o leitor a tornar-se mais observador de pensamentos críticos para que o mesmo se mobilize pelos assuntos discutidos na sociedade em que estão inseridos.
Pode-se concluir que o uso da charge em sala de aula é um poderoso aliado dos professores, não só da disciplina de língua portuguesa, mas também de outras disciplinas do currículo escolar, promovendo ainda uma interação entre estas matérias.
A charge tem um grande aproveitamento, pois além de fazer uma higiene mental no estudante ainda faz com que se interesse pelo conteúdo que está sendo passado. Dessa forma o professor encontra mais facilidade de atuar com os alunos, pois várias questões serão levantadas e colocadas em debate, dinamizando a aula.