Análise do município de Cabo Frio – RJ 

Miguel Angelo Gonçalves Azevedo

Eduardo de Azeredo Neto 

 Cabo Frio é uma cidade que cresceu exclusivamente voltada para o mar, isto é fácil de se perceber, basta observar as principais fontes de renda da cidade. Até a década de 70, Cabo Frio era o maior produtor de sal do Brasil, e hoje em dia uma das 3 principais fontes de renda são provenientes dele, o mar, que são os royalties, o turismo e a pesca.

 De uma década pra cá a cidade sofreu mudanças em diversos aspectos. Hoje, com cerca de 180.000 habitantes, uma cidade relativamente populosa, há uma má distribuição destes, enquanto 80% da população se encontra em apenas 20% do território total do município.

 Neste mesmo período de tempo, a partir da modernização da cidade e pelo seu reconhecimento internacional, ocorreu uma grande valorização de áreas, principalmente em bairros antes considerados periféricos, e que nos dias atuais são de grande reconhecimento.

 O município mudou tanto em aspectos físicos (com a modernização da cidade), e em aspectos econômicos  (com uma grande demanda de turistas a cada ano) 

Análise Populacional

 Cabo Frio de um tempo pra cá, mais especificamente de uma década, ganhou notoriedade em âmbito nacional, devido exclusivamente a política pseudo populista introduzida desde 1997 no governo do ex prefeito Alair Correa. 

Nesse período foi notável as mudanças tanto estéticas como populacional, onde sua população veio a crescer gradativamente.    

Tantas mudanças trouxeram consigo certos aspectos que se caracterizam como marcantes na identificação de Cabo Frio, tais como a população de "veraneio", onde grande parte dela tem uma visão exclusivamente turística, privilegiando o lazer, e deixando de lado as diretrizes políticas. 

A população de veraneio vem a ser toda aqueles que optam pela cidade como um lugar para se passar as ferias, por isso vemos diversos edifícios com o numero de moradores dobrando em véspera de carnaval, por exemplo. Fazendo uma analogia demográfica, vemos que a população residente se torna a parte inferior de Cabo Frio em datas festivas, ocorrendo um maior percentual de pessoas, para a extensão territorial.

 Vale ressaltar que a grande demanda de turistas, é pela sua essência, por causa de sua localidade, uma cidade cercada de praias e com clima tropical, com dias quentes durante verão, propiciam a grande procura turística. 

Análise demográfica 

A grande densidade demográfica encontradaem Cabo Frio, se dá ao crescimento desordenado da cidade. Por ser um município litorâneo, de grande circulação de turistas em sua proximidade, e uma economia voltada para o mar, Cabo Frio viu seu centro comercial sendo criado na parte central da cidade, privilegiando o primeiro distrito. 

Com tal valorização desse centro comercial, a cidade viu sua população crescer em alarmante escala, havendo uma desproporção da extensão territorial, em relação ao numero de habitantes. 

Com a grande valorização, muitos bairros antes considerados periféricos, tiveram uma grande valorização de sua especulação imobiliária, por causa do grande numero de imóveis na localidade. Temos como exemplo o bairro do Peró, que até o fim da década de 90 era considerado um bairro humilde, e hoje em dia há uma grande valorização. 

Vale ressaltar, que essa nova população prematura do município, grande parte utiliza a cidade como "cidade dormitório", não havendo assim uma moradia fixa e nem uma população 100% residente, havendo apenas a circulação do capital, fortalecendo a economia, tanto na cidade de Cabo Frio, como na região dos lagos como um todo.