REFLETINDO SOBRE O LIVRO “A NORMA OCULTA” 

Sobre o autor: Marcos Bagno. 

Professor do Depto. De Lingüística da Universidade de Brasília, Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, tradutor, escritor com duas dezenas de títulos publicados, entre literatura e obras técnico-didáticas. Exerce ampla atividade de divulgação cientifica por meio de palestras, oficinas e minicursos. 

Obras de destaque. 

A Língua de Eulália: novela sociolinguistica (Contexto, 1997), Pesquisa na escola: o que é, como se faz (Loyola, 1998), Preconceito Lingüistico (Loyola, 1999), Dramática da Língua Portuguesa; tradição gramatical, mídia & exclusão social (Loyola, 2000) e Português ou Brasileiro? Um convite à pesquisa (Parábola, 2001). Organizou e traduziu A norma lingüistica (Loyola, 2001). 

Primeiras Palavras 

A idéia de escrever “A norma oculta” surge a partir de uma necessidade e vontade do autor Marcos Bagno de organizar idéias surgidas a partir da produção de dois dos livros: Norma Lingüistica (2001) e Lingüistica da Norma (2002), e também a partia da eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já que este fato fez ressurgir na mídia, críticas à fala estigmatizada do presidente. 

O livro vem com o intuito de ir contra toda e qualquer forma de preconceito lingüistico, mostrando as relações entre língua e poder na sociedade e sua conseqüência, se observada a realidade sociolinguista.