Faculdade de Tecnologia Paulista de Rio Claro

MBA Executivo em Mercado Financeiro e Controladoria

Talita Fernanda Franco

Artigo: Análise do Impacto da Inadimplência na Prestação de Serviço em Instituição de Ensino

Prof. Orientador:  Lawton Nanni Benatti 

Nos últimos anos, a situação atual da economia brasileira tem se modificado e com ela o crescimento absurdo de inadimplências no setor educacional que envolve desde a primeira etapa do ensino fundamental ao superior.  E diante a essa tal realidade, surge então a necessidade de um planejamento estratégico junto ao departamento de cobrança para combater esse aumento, estudar os tópicos e o perfil de seus clientes para chegar a uma conclusão do porque as pessoas chegam a omitir suas obrigações.

Para entender o conceito de inadimplência segundo Fiorentini (2006 apud Costa 2006, p. 5), é o rompimento de cláusula de contrato, e dentro do conceito do mercado financeiro o termo é explicado como atraso da dívida.

  Sendo que o objetivo da empresa é identificar as causas da inadimplência, um dos primeiros passos a ser dado é fazer um estudo das principais causas em que a pessoa física pode deixar de cumprir com sua obrigação financeira. Entre as principais causas analisadas segue o desemprego, porém quando algum membro da família fica desempregado deixa de cumprir com a quitação das dívidas. Além do desemprego, existe uma outra hipótese, a morte de algum membro da família, que poderá também causar algum impacto financeiro.

Outro fator a ser lembrado para justificar a inadimplência é o descontrole dos gastos em que por motivos emocionais, atualmente com as facilidades de créditos, promoções, campanhas de marketing leva o cliente a desviar seu foco financeiro, fazendo compras por impulso não sendo programadas, apenas para a busca da satisfação e prazer, fazendo com que se descontrole com as parcelas acarretando então a inadimplência.

Existe também a sazonalidade, ou seja, quando entra a época de pagamento de impostos como IPVA, IPTU, IR e outros gastos do começo do ano como material escolar, matrículas, férias e gastos realizados no fim do ano que serão pagas no inicio do ano, tudo isso gera uma sobrecarga financeira, que por vez seria mais um índice de estudo para justificar a inadimplência.

E diante disso tudo, as empresas em geral que sofrem com o efeito da falta de recebimento, acabam sendo prejudicados e por vez vem desencadeando uma série de problemas na economia do negócio quanto do país, pois o não recebimento força a empresa a recorrer a cortes como desemprego de funcionários e atraso com fornecedores e bancos e também prejudicando o investimento das empresas, em que a economia faz um giro inverso sofrendo com efeitos negativos.

Sendo o foco em instituições de ensino, e depois de fazer uma breve analise sobre inadimplência, fazer um orçamento e planejamento é um fundamento lógico para que a empresa possa obter uma previsão com base em dados já realizados e que futuramente possa se ter uma solução para que os problemas possam ser sanados.

Um breve conceito sobre orçamento e planejamento segundo Welsch (1983, p.21) expressa o realismo, flexibilidade e controle da administração, dentro de um período a longo prazo. Então por isso, é sempre recomendado que para se ter uma analise do quanto irá se perder e o que poderá ser feito para amenizar essa perda, é sempre recomendado que se use um controle orçamentário.  Além do mais, reforçar o sistema de cobrança exigindo um controle mais restrito dentro dos padrões da legislação, traçar o perfil do cliente com base em dados mais amplos antes de concretizar o fechamento de contrato, e assim sempre estimular o cliente a cumprir com suas obrigações financeiras. 

Referência Bibliográfica 

FIORENTINI, S.R.B. Cuidado com a inadimplência: saiba evitar e resolver. Sebrae SP. Disponível em: http://www.sebraesp.com.br/midiateca/publicacoes/artigos/financas_contabilidade/cuidado_inadimplencia. Acesso em: 24 fev.2013. 

Welsch, Glenn A. Orçamento Empresarial. 4 ed. São Paulo: Editora Atlas, 1983. p. 21.