O filme intitulado “O Milagre de Anne Sullivan” é baseado na história real da menina Helen Keller que era surda consequentemente muda e cega. Com isso, a menina foi impossibilitada de conceber a linguagem e vista pelos pais como uma criança que nada aprenderia nada fora ensinado, nem mesmo bons modos.

A mãe da menina sempre teve esperanças de que ela iria “dosmeticar-se”. No entanto, já estava ficando sem perspectivas, levando em consideração que somente ela acreditava nisso, e os outros membros da família estavam ansiosos para se a menina fosse para um asilo para que eles pudessem viver “melhor”.

Do início ao fim do filme aparecem chaves. Que analisadas completam o sentido do filme. A primeira é quando a professora Anne que era quase cega, chega à casa de Helen e pede para que os familiares as deixem a sós. Ela começa a “ensinar” datilologia a menina primando pela repetição e quando Helen se vê ameaça e com medo do desconhecido ela tranca a professora no quarto.      Logo após ela esconde essa chave no jardim em um local que so ela sabe, o que demonstra que naquele momento ela sentia domínio diante daquela situação e com isso ela não queria contato com a professora. No café da manha a professora fica assustada com a forma que Helen se alimenta pegando o que queria nos pratos dos familiares, mais uma vez ela pede para ficar a sós com a menina, e tranca a porta, essa chave significa que Anne tem o controle sobre ela e que a partir daquele momento Helen deveria fazer o que a professora pedisse. No decorrer do filme as duas vão passar duas semanas em uma cabana de propriedade dos pais de Helen, e ficam o tempo todo trancada, com isso Helen percebe que está totalmente sobre o domínio de Anne. Quando elas retornam Helen entrega a chave para a mãe como se naquele gesto afrontasse a professora, porque naquele momento ela está sobre o domínio da mãe e sua mãe por dó fazia tudo o que ela queria. No entanto, Helen tem um grande avanço, conseguindo comer sozinha e de forma civilizada, mas com o passar do tempo chega o momento mais emocionante do filme que é quando ela percebe que as palavras possuem um significado e daquela forma ela consegue se comunicar com o mundo. Então ela percebe a importância de Anne em sua vida e pega a chave de volta com sua mãe e entrega para a professora. Pois ela reconhece a importância de Anne em sua vida e lhe dá cartas brancas para ensiná-la.

O filme tem cenas de violência entre professora e aluna. É um comportamento inconcebíveis nos dias atuais, mais levarmos em consideração a época em que a historia aconteceu veremos que era dessa forma mesmo, no que tange a agressão da professora com a aluna. Outro fato que chama a atenção é a determinação da professora que é justificada porque ela tinha um irmão que era deficiente e ela o abandonou para ir a escola e quando ela voltou ele havia morrido, então ela sentia que se fizesse aquilo por Hellen de alguma forma estava fazendo para o irmão.