UNOPAR VIRTUAL- UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

ANA MARIA LIMA

ESTUDO DE CASO

Sucos Fazenda São Pedro

CAMPINAS

2009

UNOPAR VIRTUAL- UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

ANA MARIA LIMA

ESTUDO DE CASO

Sucos Fazenda São Pedro

Trabalho elaborado no curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, como um dos critérios de avaliação na disciplina de Práticas de Gerências Administrativas

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é analisar o estudo de caso referente à empresa familiar "Sucos Fazenda São Pedro" que passa por um momento de importante decisão: crescer ou não crescer. O Senhor Oswaldo é o proprietário da fazenda e deve tomar uma decisão que tem como pontos divergentes seus dois filhos. Os dois são profissionais qualificados, mas tem opiniões opostas quanto ao futuro empresarial da fazenda. João pretende expandir os negócios, mas José está retraído por não ter certeza de que investir em crescimento ser á a melhor saída para a empresa.

Apresenta-se, portanto, uma análise sobre as propostas de João e José em seus aspectos positivos e negativos e faz-se comentários a fim de influenciar nas decisões a serem tomadas pelo atual proprietário da fazenda.

DESENVOLVIMENTO

A empresa familiar se caracteriza como tal por ser constituída há mais de duas gerações por membros de uma mesma família e por esse fato apresenta aspectos positivos e negativos. Dentre os positivos podemos citar: funcionários interessados e comprometidos com o desenvolvimento da empresa, sistema de decisões rápidas e quanto aos pontos negativos destaca-se a falta de planejamento a médio e longo prazo e a falta de preparação profissional.

Felizmente, dos pontos negativos apontados, a empresa Fazenda São Pedro tenta se desvencilhar já que os dois filhos do Senhor Oswaldo (atual administrador) tiveram ótima formação em Administração de Empresas e que ocupam respectivamente cargos na área financeira e comercial. Quanto à falta de planejamento a médio e longo prazos, parece-nos que também não faltam intenções de mudanças.

Os dois filhos do Senhor Oswaldo têm características diferentes, pois ao mesmo tempo em que José prefere manter-se longe de mudanças significativas, João é aventureiro e gosta de arriscar-se em novos mercados visando à expansão da empresa.

Pelo que se pode observar João tem melhor visão estratégica já que apresenta um plano de crescimento audacioso para a empresa: deseja expandir a área de abrangência do produto, contatar distribuidores locais para entregar nas residências, desenvolver o marketing comercial em diversos meios de comunicação, abrir um escritório em São Paulo com a contratação de novos funcionários gerenciais, aumento de máquinas e de funcionários, terceirização da produção em um local mais próximo de onde será comercializado e mudanças na embalagem e na composição do suco. Concorda-se com João, pois de acordo com Sivaldo Dal-Ry "(...) quem para é ultrapassado por quem continuamente atualiza-se".

Por outro lado, José sugere que não se invista em mudanças que são incertas e propõe que haja somente compra de máquinas novas em substituição às antigas, o que traria melhor aproveitamento de matéria-prima, menos desperdício e necessidade de menos funcionários. Acredita também que para reduzir custos deveriam ser demitidos os gerentes de vendas com salários muito altos e contratação de novos, com salários inferiores.

A função do senhor Oswaldo é, mais uma vez, de intermediar a relação entre os dois filhos e o de analisar as duas propostas verificando seus pontos positivos e negativos para o futuro da empresa. Considerando as duas propostas acima e a história de sucesso da Fazenda São Pedro além da afirmação de que o canal de venda dos sucos é o varejo (ou seja, depende da demanda do local) e que pra aumentar a demanda é preciso expandir o produto para outras áreas, convém destacar que a única maneira da mesma crescer ou até mesmo de manter-se como pioneira em vendas na região de Ribeirão Preto é investindo em novos mercados, porém há diversos pontos nas duas propostas que precisam ser discutidos. Além disso, convém elucidar que antes de tomar qualquer decisão quanto ao futuro da empresa o Senhor Oswaldo deverá fazer um diagnóstico organizacional, por meio do qual ele poderá avaliar o ambiente externo e interno, a estratégia empresarial, a estrutura organizacional, a cultura e os possíveis resultados da empresa, ou seja, suas condições financeiras atuais para a expansão. Já se sabe que a empresa dispõe de recursos financeiros para tal expansão.

Quanto à cultura, segundo o filho João, através de pesquisa de mercado já foi constatado que os clientes em potencial têm poder aquisitivo alto. Quanto à estrutura organizacional será necessário investir prioritariamente no plantio de laranja em detrimento de outras culturas que eventualmente a fazenda tenha; será necessária também a substituição das máquinas velhas por novas para diminuição do desperdício e melhor aproveitamento da matéria-prima aliada a compra de mais máquinas, capazes de suprir a demanda da cidade de São Paulo e também a da região de Ribeirão Preto. No que diz respeito a estratégia empresarial que "(...)é a definição dos propósitos da organização, que representa um conjunto de decisões e ações que, se forem realizadas, darão uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes" (Unidade 1) comprova e defende a visão de João, que aponta para o crescimento da empresa, a qual por sua vez, dará uma vantagem da Fazenda Sucos São Pedro em relação às demais concorrentes. O crescimento, portanto, seria a estratégia. E finalmente com relação ao ambiente externo e interno da empresa, ficou evidente o grau de satisfação dos clientes com a qualidade do produto e a necessidade de expansão dos negócios para um local onde se tenha clientes em potencial.

É consenso, porém, que não há como concordar integralmente com nenhuma das duas propostas, pois as duas são bastante extremistas. Para atingir-se o equilíbrio é necessário integrar ideias de José na proposta de João ou vice-versa.

Sabemos que João apresenta como positivos para o crescimento da empresa:

- Aumento da capacidade de produção;

- Aumento do número de máquinas;

- Aumento do número de funcionários;

- Escolha de São Paulo devido ao poder aquisitivo dos clientes ser alto;

- Venda dos produtos nos supermercados;

- Entrega domiciliar;

- Investimento em marketing em diversos meios de comunicação para divulgação dos produtos.

Por que são mudanças positivas?

Porque para que a empresa cresça é necessário aumentar a capacidade de produção através do aumento do número de equipamentos e do número de funcionários. Da mesma forma, nota-se que João fez um diagnóstico do mercado para o qual pretende se voltar (cidade de São Paulo), pois sabe que os clientes-alvo têm alto poder aquisitivo e que por isso mesmo vão investir em produtos de qualidade como o Suco da Fazenda São Pedro. Destaca-se também o fato de manter os produtos sendo comercializados nos supermercados, pois esse setor já traz retorno na cidade de origem (Ribeirão Preto) e o diferencial das outras empresas concorrentes será a entrega nos domicílios dos clientes, proporcionado maior comodidade aos mesmos e finalmente o investimento em marketing para divulgar o produto.

Aspectos negativos apontados por João:

- Mudanças na embalagem e na composição do produto;

- Terceirização da produção do suco em planta mais próxima de São Paulo;

- Abertura de um novo escritório na cidade de São Paulo com contratação de funcionários responsáveis pela área comercial.

Por que são negativos?

Porque mudar a embalagem e a composição poderia desviar a atenção dos clientes que já são fiéis ao produto e, se ele já é bem aceito, por que mudar? Quanto à embalagem, se mudada poderia influenciar a identificação e exigiria uma melhor campanha de marketing aos já adeptos ao Suco. Quanto à terceirização na produção do suco não seria viável, apesar da proximidade com São Paulo porque a fazenda já dispõe de espaço territorial para plantação da laranja, bastando que plante somente esta fruta e não tenha outras culturas. Já quanto à abertura de um novo escritório na cidade de São Paulo com contratação de novos funcionários, geraria custos desnecessários já que a empresa já possui funcionários qualificados para administrar um novo escritório, que poderiam ser transferidos para a capital.

Aspectos positivos do plano de José

- Compra de novas máquinas em substituição às antigas. Esse aspecto seria positivo porque evitaria desperdícios e melhor utilização da matéria-prima, resultando em aumento da produtividade. Inclui-se aqui a sugestão de João já que não é necessário somente substituir as máquinas antigas por novas, mas também aumentar o número de máquinas.

Aspectos negativos do plano de José

- Demissão de funcionários da área de produção para reduzir custos

- Demissão de gerentes de vendas que têm salários altos e substituição destes por funcionários mais jovens.

Estes dois aspectos foram tidos como negativos porque a demissão de funcionários afeta não somente a empresa que ficará estagnada sem poder crescer, mas também toda a sociedade e a economia da região e país, já que provoca desemprego, contribui para a inflação, etc. Quanto à demissão de funcionários antigos em substituição a outros mais novos, não seria a solução para a redução de custos. Estes funcionários deveriam ser aproveitados conforme o plano de João sendo deslocados para a cidade de São Paulo já que são funcionários experientes e que tem conhecimento da origem e da história de sucesso da empresa, bem como de seus interesses.

CONCLUSÃO

Diante do exposto acima podemos concluir que não há como concordar integralmente com nenhuma das duas propostas, pois as duas são bastante extremistas. Para atingir-se o equilíbrio é necessário integrar ideias de José na proposta de João ou vice-versa aliadas ao diagnóstico empresarial a ser realizado pelo administrador, tais como avaliação dos ambientes interno e externo da empresa, avaliação da estratégia empresarial (como crescer), avaliação da estrutura organizacional (para onde crescer), avaliação da cultura (para quem) e avaliação atualizada dos resultados da empresa. Sendo assim, com todas as respostas em mãos e em condições de crescimento, por que não crescer? Já que "não são as espécies mais fortes e nem as mais inteligentes que sobrevivem, mas sim aquelas que melhor respondem às mudanças" (CHARLES DARWIN) é preciso mudar, pois não há progresso sem mudanças.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CULTURA ORGANIZACIONAL. Disponível em: http://www.coladaweb.com/administracao/cultura-organizacional.> Acesso em24.09.2009.

DAL-RY, Sivaldo. Diagnóstico Empresarial, o que é, como e por que fazer. Disponível em: http://sivaldodalryconsultor.blogspot.com/2008_06_01_archive.html.> Acesso em 28.09.2009.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Disponível em: http://www.webartigosos.com/articles/2130/1/estrutura-organizacional/pagina1.html. > Acesso em 25.09.2009.

MATTA, João Osvaldo Schiavon. Disponível em: http://www.conexaorh.com.br/SucosSaoPedro.pdf> Acesso em 20.09.2009.

TAVARES, Fred. O Conceito da Estratégia Empresarial. Disponível em: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Conceito_da_estrategia_empresarial.html.> Acesso em 25.09.2009.