1) Modo de produção: Infra-estrutura, Forcas Produtivas + Relações de Produção


No documentário, A História das Coisas, fica claro, a existência das forças produtivas, pois todo o tempo é mostrado os elementos que exercem na sociedade uma influência para modificar ou transformar a natureza, bem como produzir bens materiais. Pelo próprio início do documentário, acontece através de uma exclamação sobre o "TER" material (produto eletrônico, etc...). Através da ilustração de fundo é possível identificar os meios de produção ou meios de trabalho, pois onde há fábricas, armazéns, infra-estrutura (abastecimento de água, energia, transporte, comunicação) e máquinas, existe produção de um bem material para atender a necessidade ilimitada do homem, difundida pelo capitalismo, e imposta pela sociedade através de uma discreta sistemática, o Capitalismo.
O Capitalismo visando sempre despertar o consumo cria e estabelece "metas" de consumo para os indivíduos, uma vez que, aquele homem não cumprindo esse objetivo, considerar ar se fora dos padrões impostos pela sociedade. As relações de produção é um outro ponto bem colocado neste documentário, um tanto quanto contraditória à teoria, mas é identificável no próprio plano de fundo. Podemos ilustrar através de 04 (quatro) figuras, Planeta, Estado, Organizações e Pessoas, sendo que a primeira e a última é que deveriam ser as principais e as mais protegidas, é totalmente ao contrário, são os que mais sofrem pelo desmatamento, pela poluição e pelo destrato; porque deixa de ser considerado humano e planeta, para tornar se algo explorado, algo cuja finalidade é gerar milhares de zeros monetários - Lucro.
E nesse sistema pelo exposto no documentário, pode considerar se algo infinito, pois o próprio com sua filosofia de obsolescência é justamente para que esse ciclo não pare, pois a cada dia surge novos modelos de computadores, de carros, de motos, de TV, enfim, bens materiais que ficam obsoletos a menos de 6 meses.

2) Super estrutura: Política e Ideológica

É interessante os fatos presentes neste documentário, ao invés das Organizações submeterem às normas e regras imposta pelo Estado, é ao contrário, "o Estado tem que bajular as Organizações". Qual será a explicação para tudo isso, será que os próprios políticos possuem partes societárias nestas organizações ou são os próprios donos? Pelo fato dessas organizações contribuírem para o "desenvolvimento" do Estado e da Sociedade, cumprem seu papel ético, gerando empregos, arrecadação de impostos, algumas até preocupam com questões ambientais, sociais e culturais, outras não, somente com a geração de bens materiais no menor custo de produção possível, não respeitando as condições do trabalhador, poluição e outros aspectos.

3) Qual a relação entre a super estrutura e o modo de produção?

A relação existente entre as duas pontas é de dependência, por que dependência? Sem o modo de produção não existiria empregos, geração de renda, arrecadação de impostos, entretanto, não existiria política.

4) O documentário comprova a tese: a determinação do comportamento individual pelo modo de produção. Justificar a resposta

O documentário deixa claro essa posição do comportamento individual, uma vez que cada indivíduo sempre quer consumir mais do que o outro, quer mostrar seu carro de marca, sua roupa de grife e outros fatores que interferem no convívio humano.

5) Onde me situo nessa organização social. E uma organização justa?

Eis a questão, aderir ou não aderir a esse Sistema? Existem organizações justas minoritárias no planeta terra, organizações que preocupam a sociedade, com o meio ambiente, com questões sociais e fiscais, ou seja, o famoso crescimento sustentável. Cumprem todos esses requisitos somente para continuar produzindo e fornecendo seus produtos nas prateleiras esparramadas pelo mundo para satisfazer o consumo exacerbado.
Acho que todos nós estamos inseridos nesse sistema, uma vez que pegamos o carro para ir a padaria a menos de dois quarteirões de nossas residências, trocamos de celular "como se trocasse de meia", compramos roupas diariamente, tudo para acompanhar a moda, ou seja, o individuo que não se adaptar a esse sistema, como dito no documentário, será considerado "cafona" ou desatualizado.
Enfim, a argumentação retórica desse sistema sempre será o "desenvolvimento" sustentável do Estado, que para crescer é necessário desmatar, poluir e contaminar recursos hídricos e florestais, explorar os recursos minerais, entre outros. Tudo para atender a demanda consumidora do planeta.

http://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k