Análise do consumo de energia elétrica e do custo da conta de eletricidade numa empresa Metalúrgica do Sul de Minas

Luiz Gonzaga Dias
Juscilene Aparecida da Silva Roque
Orientador: Edson Palhares de Sousa 

Resumo - Este artigo apresenta uma análise sobre o consumo de energia elétrica e o custo da conta de eletricidade visando as suas reduções numa empresa metalúrgica de médio porte. Com este trabalho será possível identificar os setores, áreas comuns e equipamentos que mais consomem energia, seja pelo desperdício ou pela sua obsolescência que impactam no valor da fatura mensal e serão propostas melhorias, seja na implantação de um sistema de gerenciamento do consumo em tempo real, melhorias nas instalações elétricas, como na reeducação dos colaboradores da empresa e implantação de possíveis investimentos.

Palavras-chave: Consumo de energia; Análise de Energia; Energia Elétrica.

1. Introdução

O consumo mundial de energia elétrica vem aumentando significativamente nas últimas décadas. Para atender a demanda, vários países investem em pesquisas, novas fontes alternativas ou no uso eficiente da mesma.

A principal finalidade da utilização responsável da energia elétrica é possibilitar à sociedade o desenvolvimento do trabalho, da produção, as pessoas o conforto,o que a sua praticidade torna o mundo cada vez mais dependente desse recurso.Como fonte de energia que promove epossibilita o crescimento, a humanidade torna-se cada vez mais dependente desse recurso (LEÃO, 2009).

Há inúmeras oportunidades de melhorias no setor energético desde a sua implantação. Outrora, a maioria dos processos e equipamentos tinha baixo custoe as questões ambientais eram tratadas com pouca relevância (GOLDEMBERG, 2000).

Especialmente no Brasil, a construção de usinas hidrelétricas tem causado muitos impactos ambientais, e isto, devido às leis ambientais, vem dificultando e atrasando a execução de vários projetos para suprir a demanda nacional.

Segundo a CNI (2011) - Confederação Nacional da Indústria,  as  principais dificuldades enfrentadas pelos investidores são: letargia nas análises dos projetos (64,5%), vultuosos investimentos das compensações ambientais feitas pelo órgão ambiental (54,6%), elevados custos de assessoria para a  elaboração dos projetos(46,3%) e alto grau de complexidade na identificação e atendimento dos critérios técnicos exigidos.

Segundo Balanço Energético Nacional – BEN (2014), o consumo de energias renováveis contribuiu com 41%, enquanto que o consumo de energias não renováveis respondeu por 59% do consumo nacional de energia em 2013.

Infelizmente, o nível de perda e de desperdício de eletricidade no Brasil chega a 40 milhões de kW de carga, ao custo anual de US$ 2,8 bilhões, segundo dados do Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia (REVISTA ENERGIA, 2015).

A crise hídrica que afeta atualmente a geração de energia elétrica nas regiões Sul e Sudeste do país,tem como consequência a escassez de energia essencial para os processos produtivos industriais. Isto fez com que muitas indústrias adotem o consumo responsável, implementando medidas técnicas que visam à redução do consumo aliado a investimentos e reeducação dos seus colaboradores. Assim, reduzem custos e tornam-se mais competitivas e contribuem para a preservação do meio ambiente.

Com os impactos causados pelas emissões de poluentes somados ao racionamento de energia elétrica ocorrida em 2001, as indústrias passaram a repensar a necessidade do uso responsável da energia.

Em decorrência do racionamento de eletricidade, é salutar a adoção de ações que visam às melhorias no uso final de energia (TONIM, 2009).

Partindo da ideia de que os preços da energia elétrica seguirão o contexto mundial, a conservação de energia deverá ser constantemente repensada e praticada. O reconhecimento desta realidade leva os governantes e responsáveis pelas políticas energéticas a tentar implementar projetos dispostos a utilizar mais eficientemente os recursos disponíveis e ecologicamente corretos (BUSSE, 2010).

Este trabalho visa à análise do consumo de energia de uma empresa metalúrgica de médio porte, a partir do relatório de consumo de massa fornecido pela concessionária, identificando oportunidades de redução do consumo x custos da sua fatura mensal, propondo, uso responsável, reeducação dos seus colaboradores e possíveis investimentos.

E, como objetivos específicos:

- Apresentar os resultados das analises do relatório de consumo;

- Propor possíveis melhorias para redução do consumo;

- Propor a reeducação dos seus colaboradores para a utilização responsável da energia elétrica.