O advogado Martin Vail tem como missão defender um pobre coroinha, que é acusado de assassinar um arcebispo. Mas o advogado não imagina o que se encontra por trás disso tudo e que vai descobrir um ninho imenso de corrupção.

Martin Vail não perde uma oportunidade de aparecer. Seja concedendo extensas entrevistas, seja pegando casos polêmicos - a verdade é que ele adora estar sob os holofotes.
E mais uma oportunidade para tanto surge quando um arcebispo bastante querido na comunidade é brutalmente assassinado com 78 facadas e um jovem coroinha que estava sob os cuidados da vítima é acusado do crime. Uma grande batalha é travada no tribunal entre Vail e a promotora Janet Venable (Linney), ambos tem um caso amoroso fora do tribunal.
O ponto mais forte do filme, é a interpretação inspirada de  Aaron Stampler. Frances McDormand (de Fargo) também está ótima como a psiquiatra Molly Arrington, assim como John Mahoney faz de seu John Shaughnessy um vilão à altura (o que não faz dele necessariamente um assassino, devo acrescentar). Em suma: As Duas Faces... é mais um filme de tribunal repleto de reviravoltas, testemunhas-surpresa, diálogos fortes e advogados brilhantes. Não decepciona nem um pouco pois é uma trama inteligente, com um resultado final, que é muito envolvente

2)    Qual o fundamento para que o advogado defenda um sujeito mesmo sabendo de sua culpabilidade?

cabe uma observação quanto ao perfil dos criminalistas brasileiros. Para os advogados criminalistas brasileiros não importa a consciência i.e, eles não se obrigam a acreditar na versão do acusado e abraçam suas mentiras no afã de obter sucesso e fama.

Diferentemente do réu o advogado não tem o direito de mentir e a mentira deixa de ser uma tecnicismo legal para ser uma obcenidade jurídica. Sabemos que pela Constituição todos, indistintamente, possuem o direito de defesa, entretanto, o Código de Ética da advocacia reprime algumas atitudes consideradas contrárias à ética, estando entre elas o patrocínio de causas que vão de encontro à moral e à ética

3)      No tocante ao doente mental é justo que ele seja direcionado a uma clinica de tratamentos mentais de reabilitação e não a prisão?

Sim, pelo fato dele não esta em perfeitas condições mentais para avaliar os seus atos, a clinica seria a melhor opção para sua reabilitação e uma possível re-inclusão na sociedade

4)      O que representa para o direito os seguintes elementos:

-Fator psicológico do sujeito.

Tem grande importância pois esse fator permite avaliar as condições psicológicas do réu, afim de nortear uma decisão correta. Dependendo de seu estado ele pode ou não ser condenado como doente mental, e se for, será encaminhado ate uma clinica de reabilitação.

-A conduta do sujeito (positiva ou negativa):

É analisando a forma que o sujeito inserido na sociedade,ele estava com aspecto positivo agindo assim com boa conduta, ou com aspecto negativo sendo um cidadão.

A ação do sujeito:

É analisado o comportamento no tribunal e dentro da sociedade. Se tem bom comportamento,poderá ter regalias, ou será prejudicado por mau comportamento.