Nelson Rodrigues com certeza foi o autor que mudou o teatro moderno brasileiro. A obra que o consagrou nesse aspecto foi “Vestido de Noiva”.

O ENREDO

A obra retrata de forma inusitada a vida de Alaíde, que após sua morte encontra-se com madame Clessi, alguém que sempre admirou, e juntas tentam retomar as lembranças de como chegaram à morte. Ao começarem o processo de resgate da memória, as coisas vão se desenrolando, muito misturadas, mas chegam a um ponto crucial: o que realmente aconteceu com Alaíde e Madame Clessi. Ambas morreram por morte trágica, Alaíde por atropelamento, e Clessi assassinada pelo namorado de dezessete anos. Juntas, ambas viajam em suas lembranças, marcadas por alucinações e verdades dolorosas.  Clessi, assassinada talvez por não ter aceitado morrer junto com seu parceiro, como ele desejava, ou por não ter aceitado ir ao piquenique que seu namorado propusera, ou mesmo por ciúme, pois Clessi fora prostituta.  Alaíde roubou o namorado da irmã, Lúcia, que a qualquer prometeu vingança a qualquer custo, até mesmo com morte, dizendo que já que Alaíde roubara seu namorado, ela roubaria seu marido. Antes que o plano se concretizasse, Alaíde foi atropelada e morreu no hospital. Apesar de, a princípio, sentir certo remorso, após uma viagem ao campo para descansar a mente, Lúcia volta e se casa com Pedro, marido de Alaíde. Ao fim da obra, Lúcia é caracterizada pela mão como corada e robusta, gordinha. Um personagem do livro diz que foi o descanso da viagem que melhorou sua imagem, mas pode-se subentender ai uma possível gravidez, contudo isso não passa de especulação, pois o autor não deixa nenhuma outra pista de que seja realmente isso.

A OBRA

A obra de Nelson Rodrigues é construída a partir de características das tragédias shakespearianas. Contudo, Rodrigues expressa suas peculiaridades literárias, produzindo suas histórias em ordem caleidoscópica, não linear. Para que haja um bom desempenho de leitura da obra em questão, é necessário atenção e cuidado, para que não se percam detalhes minuciosos que gerarão a compreensão do leitor e sua visão crítica da obra.

AS PERSONAGENS

Alaíde era uma mulher inconsequente, cheia de si e bastante segura. Sabia bem o que queria, e pouco se importou com os sentimentos da irmã ao roubar seu namorado e casar-se com ele. Era uma admiradora incondicional de Madame Clessi, em que via um ideal de mulher liberada. Alaíde possuía desejos de viver aventuras inusitadas, florescer seus mais obscuros sentimentos.

Madame Clessi foi uma prostituta muito conhecida na cidade do Rio de Janeiro.  Era uma mulher totalmente avessa à sociedade a qual considerava hipócrita. Estava sempre à mente de Alaíde, já que por um tempo morara na mesma casa que os pais da moça. Era uma mulher autossuficiente e não ligava para o que os outros pensavam dela, tanto que namorou um rapaz de dezessete anos sem medo de consequências.

Lúcia era uma mulher que queria apenas ser feliz, algo que não aconteceu, visto que a irmã roubara seu namorado, Pedro, a quem unicamente amou. Tornou-se patética quando ameaçou fazer um escândalo no casamento da irmã. Jurou-lhe vingança, esta que veio sem que Lúcia precisasse sujar as mãos.

Pedro era a real representação de um elemento dominador. Ficou entre dois amores, sem remorso algum, visto pelas irmãs como um troféu de batalha amorosa. Casou-se com Alaíde e, após a morte dela, casou-se com Lúcia, já que essa era sua intenção principal - desde que se casara com Alaíde vinha tendo um romance com Lúcia, fazendo planos futuros dos dois juntos.

As demais personagens são secundárias. Mas enfim, todas as personagens da obra transmitem uma visão rebaixada e pessimista de si mesmas, voltada a uma fuga da sociedade, pautada sobre um sofrimento causador de pensamentos contrários, de egoísmo e fracasso, o que relembra característica do ultrarromantismo.

Referencia bibliográfica:

RODRIGUES, Nelson. Vestido de Noiva – Nova fronteira, 2004.