Análise de solo para a avaliação da fertilidade: entendendo o millimol de carga

As análises de solo que medem a fertilidade do mesmo apresentam os teores de bases expressos, freqüentemente, em millimols de carga. Mas, o que é essa unidade?

Apenas relembrando, 1 mol representa uma quantidade de matéria equivalente a 6,03 x 1023 unidades de qualquer coisa, mas, geralmente, essa unidade é usada para expressar quantidade de algum composto químico (para mais detalhes sobre o conceito de "mol" acesse, http://www.webartigosos.com/articles/16380/1/mol/pagina1.html).

Nas análises de solo é comum observar, por exemplo, o teor de cálcio (Ca2+), de magnésio (Mg2+), de potássio (K+) e de sódio (Na+) expressos em millimol de carga por decímetro cúbico (mmolc / dm3). Vamos admitir que em uma análise, o teor de cálcio foi de 9 mmolc / dm3. Observemos o seguinte: 1 átomo do íon Ca2+ possui 2 cargas positivas. Por essa razão, cada 1 mol de átomos de Ca2+ possui 2 mols de carga. Fazendo o mesmo raciocínio para o potássio, 1 íon K+ possui 1 carga positiva. Assim, analisando-se 1 mol de potássio, percebe-se que esse 1 mol possui 1 mol de cargas positivas.

Desse modo, quando expressa-se a quantidade de cálcio, vamos dizer equivalente a 9 mmolc / dm3, se desejamos saber quando mmol temos de cálcio e não de carga de cálcio, basta dividir 9 por 2. Lembrando, 9 é o resultado da análise e 2 é a quantidade de cargas positiva que cada íon cálcio possui. Assim, encontra-se o resultado de 4,5 mmol de Ca2+.

Para o potássio, supondo o resultado da análise de solo apresentar teor de 3 mmolc / dm3, dividindo-se 3 por 1, obtém-se o resultado igual a 3 mmol. Repare que dividimos 3 pela quantidade de cargas que cada íon potássio (K+) possui.


Figura 1. O solo retém íons. Esse íons possuem cargas elétricas. Na análise de solo o que aparece é a unidade mmol de carga que conta, ao invés do número de íons, o número de cargas de cada íon.

Fonte da figura: http://www.okstate.edu/artsci/botany/bisc3034/lnotes/micelle.jpg

Como foi mencionado, as análises usam o termo "millimol" (mmol) e não "mol". A diferença entre essas duas unidades reside no fato do millimol ser 1000 vezes menor que o mol. "Milli" quer dizer 10-3. Portanto, um millimol equivale a dizer 10-3 x 6,03 x 1023 , ou seja, 6,03 x 1020. Assim, usa-se o millimol para deixar os números das análises maiores e mais palpáveis. Repare que é mais fácil visualizar 9 mmolc / dm3 de Ca2+ do que 0,009 molc / dm3 de Ca2+.  Por isso, usa-se o mmolc.