RESUMO

 Jonas Francio¹; Vinicius José Santos Lopes²

¹ Engenheiro Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós-graduando em Engenharia e Segurança do Trabalho pela Universidade de Cuiabá (UNIC) - Campus de Sinop/MT.

E-mail: [email protected]

²Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Engenharia e Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Engenheiro Eletricista pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do curso de pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho da Universidade de Cuiabá (UNIC) – Campus Sinop/MT

E-mail: [email protected]

 A análise de riscos ocupacionais visa avaliar, diagnosticar e corrigir situações de problemas reais de um empreendimento, proporcionando aos trabalhadores melhores condições de trabalho, garantia de saúde individual e coletiva e produtividade. Este estudo objetivou identificar os principais riscos ocupacionais e o seu grau de severidade de situações a que comumente estão expostos os trabalhadores da indústria madeireira de Sinop/MT, com intuito de servir como ferramenta para o gerenciamento de riscos, plano de ação e tomada de decisões. Para tal, foram acompanhadas as atividades em cinco indústrias do munícipio, analisando-se todas as etapas do processo produtivo. A conclusão a que se pode chegar é que os trabalhadores estão expostos a todas as classes de riscos ocupacionais e em níveis elevados, inclusive, em situações de insalubridade.

Palavras-chave: Risco ocupacional, indústria madeireira, Sinop/MT.