ANÁLISE DE RECURSOS NA PRODUÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
"Como analisar recursos na produção para auxiliar na busca de novos mercados"

Carlos Eduardo Macieski dos Santos *
Isaque dos Santos Amorim **
Romulo Tomaz da Silva ***
RESUMO


O artigo busca apresentar uma abordagem da importância de analisar recursos em micro e pequenas empresas do setor produtivo, mostrando que analisar layout, identificar pessoas e entender a produção é uma forma de ganhar competitividade, reduzir custos, aumentar lucro e principalmente melhorar os fluxos produtivos da empresa.
Palavras chave: Análise, layout, produtividade, produção.

ABSTRACT


The article seeks to present an approach to analyze the importance of resources in micro and small enterprises in the productive sector, showing that analyze layout, identify people and understand the production is a way to gain competitiveness, reduce costs, increase profits and improve production flows mainly from company.
Keywords: Analysis, layout, productivity, production.

1 INTRODUÇÃO

Oferecer um produto ao mercado não está sendo uma tarefa fácil, pois envolve análise de mercado, campanhas de marketing e um diferencial em cima do que está sendo proposto no produto na busca contínua de clientes.
Um dos meios que podem ser utilizados para melhorar o processo do produto é o setor produtivo, pois há a possibilidade da retirada de diversas informações que serão pertinentes na fabricação, no processo e na finalização do(s) produtos(s) que a empresa está proposta a disponibilizar no mercado.
Pequenos e micro empresários acreditam que apenas a produção e a venda dos produtos, seja o suficiente para a identificação dos fluxos de sua produção. Porém esquecem informações que são pertinentes a toda a empresa no geral.
Segundo Faustino (2009):

"[...] Quanto maior o controle e o entendimento dos processos, mais facilmente uma organização identificará os desejos e as necessidades de seus clientes [...]".

2 SITUAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Grande parte dos gestores de micro e pequenas empresas desconhecem o layout de sua produção, muitos se quer sabem o que é um layout. A falta de conhecimento do layout na produção pode ocasionar problemas futuros.
Imaginemos que alguma micro e/ou pequena empresa deseje buscar novos clientes, ou novos mercados de atuação. Se ela buscar novos horizontes certamente ela deverá produzir mais produtos, não é suficiente apenas o gestor querer que a sua produção, mesmo que pequena, aumente a produção no mesmo ritmo que sempre esteve.
Uma empresa de pequeno porte que deseja realizar novos desafios necessita de um conhecimento de todo o seu processo produtivo, caso contrário sobrecarregará colaboradores, que podem não conseguir uma produção que atenda a demanda que busca uma micro e/ou pequena empresa.
A realidade atual das micro e pequenas empresas são de não existir treinamentos aos colaboradores, por isso também se torna indispensável que o gestor dessa empresa identifique quais os melhores para cada tarefa. Embora mesmo sem treinamento, há a possibilidade em se ter profissionais que consigam fazer melhor as tarefas determinadas pela empresa.
As micro e pequenas empresas que utilizarem dessas análises já darão um grande passo para ter melhor utilização dos espaços e melhor manuseio dos colaboradores quanto ás suas ferramentas de trabalho.
Abordaremos a seguir, como analisar e identificar alguns dos recursos que envolvem o setor produtivo, verificando quais os benefícios a serem abordados com essas análises.




3 LAYOUT DE FÁBRICA

Fabricar os produtos continuadamente em muitas empresas é muito fácil, porém muitas empresas de pequeno porte desconhecem o modelo de produção, a forma que trabalham e como as máquinas estão desempenhadas em seu processo produtivo.

Existem diversos modelos de layout, que são eles:

 Layout por processo ou funcional: Busca atender produtos diversificados.
 Layout em linha: Segue uma linha seqüencial.
 Layout celular: Passa por uma diversidade de máquinas, até a construção do produto final.
 Layout por posição fixa: Nesse o produto fica em uma posição fixa, e os materiais que se deslocam para a sua construção.

Saber o modelo do layout pode melhorar o conhecimento do gestor ou do pequeno empresário quanto ao seu processo produtivo. Outro fator na descoberta do layout é que podem ser realizadas melhorias no processo produtivo da empresa.

Vejamos o exemplo abaixo:

Uma pequena empresa do ramo de calçados realiza sua produção em um processo linear, onde os materiais passam pelas máquinas A, B e C. A produção ainda é pequena, possuindo apenas dois colaboradores. As máquinas possuem uma distância de 150 metros uma das outras, e tem um colaborador responsável pelas máquinas A e B e outro responsável pela máquina C.
Layout em Linha
150 metros 150 metros
Máquina A Máquina B Máquina C

Conforme o exemplo citado, podemos observar que o produto se desloca entre as máquinas e processo só é finalizado quando passado em cada uma delas. O primeiro colaborador tem um desgaste maior, pois precisa percorrer 150 metros para deslocar o produto até a próxima máquina, onde começará a próxima etapa.
Um dos pontos que pode ser realizado nesse processo produtivo, é o de reduzir a distância entre as máquinas de 150 metros para 100 metros, o que poderia dar maior agilidade ao colaborador responsável pelos dois processos e reduzir o seu desgaste em relação ao seu processo.
Há a possibilidade também de se produzir mais produtos em menos tempo, porém é preciso ter cuidado, pois é necessário observar se há um espaço para uma construção de estoque, se há para quem vender mais produtos ou se o mercado está com aquela quantidade necessária que a empresa pretende produzir.
Laugeni e Martins (2006, p.137) escrevem "[...] A quantidade de equipamentos a ser utilizada depende das suas capacidades produtivas, do número de turnos e das especificações técnicas de cada equipamento [...]".
Podemos ter outros modelos de layout, que também haverá condições de realizar melhorias no processo produtivo. Vejamos outro exemplo abaixo:

Layout Por Posição Fixa Distância de 150 metros do equipamento

Conforme o modelo apresentado na figura acima, podemos observar que o equipamento fica em uma posição fixa, e os colaboradores e as máquinas que se locomovem até o equipamento.
Um exemplo clássico do uso desse layout é o de empresas de prestação de serviços automotivos, principalmente as pequenas empresas que são terceirizadas, buscando oferecer um apoio ás de grande porte na prestação de serviços.
A produção no exemplo acima pode ser abordada da seguinte maneira, pode ser que a redução da metragem das máquinas de 150 metros para 100 metros consiga trazer maior agilidade na manutenção do equipamento que está sendo consertado.
Outra situação que também pode ser abordada, é se todos os equipamentos necessitam realizar a manutenção ao mesmo tempo, muitas vezes principalmente em automóveis, há a necessidade de finalizar um determinado sistema para o inicio de outro.

4 IDENTIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA

A questão tecnológica e uso de máquinas em processos produtivos é totalmente visível, principalmente no setor automotivo, onde máquinas estão substituindo o material humano.
Porém, micro e pequenas empresas possuem grande necessidade de material humano no processo de fabricação de seu produto. E a abordagem sistêmica da mão obra é indispensável quando necessitamos de uma produção ágil e de qualidade.
Avaliar cada colaborador dentro do ambiente produtivo é uma forma de abordarmos quais são os melhores para cada tarefa. E isso não se resume apenas ao trabalho manual e operacional, mas também na identificação de líderes, gestores ou até mesmo encarregados do setor.
Identificar uma pessoa que consiga lidar com as pessoas e outras que consigam lidar com máquinas, já é um grande passo para a construção de uma equipe de sucesso, pois a produção estará pronta para o manuseio das ferramentas e para a qualidade na gestão de pessoas.
Motivar os funcionários é outro grande passo para a construção de uma equipe de sucesso, pois a empresa poderá construir funcionários mais capacitados ao exercimento de seus cargos.
Embora seja uma despesa para micro e pequenas empresas, criar premiações pelo atingimento de metas pode ser uma motivação, pois os funcionários trabalharão de forma que consigam ganhar a premiação, alcançando assim a meta desejável.





5 CONCLUSÃO

O artigo buscou apresentar uma abordagem dos ganhos que micro e pequenos empresários terão conhecendo o layout de sua produção e os colaboradores que estarão produzindo o seu produto.
Identificar melhores colaboradores para cada tarefa e elaborar um melhor layout a produção, pode trazer agilidade as produções realizadas nas micro e pequenas empresas, não ocasionando assim, má utilização dos espaços e sobrecarregando colaboradores.
Melhor espaço de trabalho e colaboradores que se destaquem é um grande passo para as pequenas produções se tornarem como ás grandes, com agilidade, qualidade e eficiência.
Conclui ? se que micro e pequenas empresas necessitam conhecer bem sua produção, para que não fiquem extintas a um único mercado de atuação, conseguindo assim novas fronteiras para o seu crescimento, possuindo uma produção que consiga atender a demanda para novos mercados.




















REFERÊNCIAS


FAUSTINO. E, O. A importância da visão sistêmica para o atendimento ao cliente. Disponível em: <http://www.webguaruja.com.br/ler.asp?cod=88> Acesso em: 15 jun.2010, 10:53:57.


LAUGENI, F. P; MARTINS, P. G. Administração da Produção. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2006.