O projeto de pesquisa sobre o envelhecimento abordando o tema: Análise de produção científica sobre benefícios da atividade física no tratamento da depressão dos idosos foi escolhido como base para coletar informações, a fim de conhecer como a atividade física pode ajudar na qualidade de vida do indivíduo idoso com depressão e como ela pode mudar a sua autoestima e criar uma nova perspectiva social.

O projeto proposto poderá contribuir para a definição de que o envelhecer não é sinônimo de invalidez, mesmo que o idoso apresente um quadro depressivo. Os idosos que apresentam depressão têm como alternativa de tratamento a prática de exercícios físicos, e não apenas o uso de medicamentos que em sua maioria apresentam efeitos colaterais, limitando as ações e percepções do indivíduo idoso. Dessa forma, o projeto visa mostrar que a atividade física trás uma diminuição do uso dessa medicação e a melhora do quadro depressivo, relacionando também que o convívio social e o prazer da atividade são capazes de promover a prevenção e a redução dos sintomas depressivos.

Este projeto contribuirá também para capacitação de pesquisadores de várias áreas e principalmente para a área de atuação dos psicólogos, uma vez que esse é um tema pouco estudado e que possui pouca produção científica. Ele possibilitará a apresentação de maneiras alternativas para ajudar na depressão dos idosos com a atividade física e com outros trabalhos que levam o idoso a ter uma vida mais saudável.