Análise de Cenário

   Analise de cenário nada mais é que a projeção da empresa no futuro, quando falamos de análise de cenário uma definição mais abrangente é um conjunto de tarefas, que tem como base estudar, pesquisar e entender como fazer uma projeção futura de cenários alternativos com possíveis situações que possam vir a ocorrer com o objetivo de entender o melhor modelo a ser utilizado, com uma análise e pesquisa bem direcionada e possível elaborar um cenário competitivo.

   A estrutura das empresas está em constante modificação, enfrentam incertezas com relações a decisões que são tomadas, e a análise de cenário nos permite identificar se o investimento é viável ou não até mesmo o posicionamento da empresa nos tempos atuais no mercado e prognosticar um cenário.

   Por causa dos tempos atuais para fazermos a análise de cenário o alicerce tem que ser é planejamento estratégico com a necessidade de avaliar o ambiente interno e externo, ambiente refere-se a análise que é o processo de identificação de oportunidade, ameaças, forças e fraquezas, e com os conceitos atuais de planejamento estratégico a sobrevivência e o sucesso das empresas dependem desses fatores.

   Segundo Maximiano (2006) “o entendimento das forças competitivas de um ramo de negócios é fundamental para o desenvolvimento da estratégia”. Ele fala que a empresa decide como competir no mercado e que tem que desenvolver a melhor estratégia conhecendo suas forças competitivas que será seu diferencial.

   Para os administradores a análise de cenário é um fator preocupante, por mais que seja feita uma projeção é cheia de incertezas pelo fato que seja provável que haja mudanças que possam ser significativas e afetem diretamente o ambiente que está em constante alteração tanto econômico quanto político sem falar nas novas tecnologias e tendências, esses fatores são externos não podem ser controlados, mas tem influencia direta e devem ser verificados cuidadosamente.

   Não podemos esquecer também que análise de cenário engloba todo o escopo, como ameaças dos concorrentes diretos e indiretos e a entrada de novos no mercado o concorrente alem de ameaça também é um estimulo para o fator competitivo.

   A única certeza que temos e que as mudanças ocorrem constantemente, e temos que estar preparados para recebê-las quando fazemos um planejamento por mais que o cenário não esteja conforme planejado conseguimos fazer adaptações

   Sempre teremos surpresas, mas se for feita a construção de um cenário por mais que seja incerto já auxiliará nas tomadas de decisões, análise de cenário é indispensável por permitir melhores tomadas de decisões.