O mundo se globalizou de tal maneira que muitos aspectos fugiram do controle. O aumento do poder e do lucro fez com que muitas empresas trabalhassem apenas com o seu lado financeiro esquecendo assim, outros aspectos como: cuidar dos resíduos de sua produção. Na cidade de Jaú, estado de São Paulo, esse panorama é percebido pelo grande acúmulo de resíduos das empresas calçadistas instaladas na cidade. A cidade conta com mais de 100 fábricas produtoras de calçados femininos, gerando assim, uma produção de aproximadamente 1.000 pares de calçados diariamente. Essas empresas geram uma média de 8 toneladas de dejetos por mês. Infelizmente, existem algumas empresas que descartam esses resíduos em locais totalmente impróprios como: praças, ruas desertas e terrenos baldios; acarretando assim um grave problema para o setor de meio ambiente local.
Para garantir um desenvolvimento sustentável e um meio ambiente ecologicamente equilibrado, previsto na Constituição Federal Brasileira, é necessária, além da participação do Poder Público, a participação da sociedade em geral, inclusive do setor privado. Essa participação pode se dar com o comprometimento dos empresários, no sentido de desenvolver uma gestão ambiental com o compromisso de eliminar ou diminuir os impactos ambientais causados por seus dejetos. Esse comprometimento com o meio ambiente é cada vez mais exigido pelos consumidores.
Para tentar atenuar o descarte inadequado dos resíduos do couro advindos dessas industrias, foram propostas nesse trabalho algumas alternativas. As alternativas encontradas foram: (i) usar os rejeitos na confecção de produtos da construção civil (tijolos); (ii) queimar os resíduos na confecção de briquetes e (iii) sua utilização como matéria-prima na confecção de artesanato.
Foi necessário mapear a cidade de Jaú para verificar assim onde se localizavam os pontos de acúmulo do resíduo. Através desse mapeamento, foi possível detectar que muitos empresários ainda descumprem a legislação federal. De acordo com a legislação brasileira (Legislação Brasileira do Meio Ambiente, 2005) é de inteira responsabilidade do fabricante o descarte de forma correta dos resíduos provenientes de qualquer tipo de produção ou serviço.
Verificou-se em um primeiro momento que Jaú: é um grande pólo industrial calçadista tendo uma média de 127 indústrias com uma produção aproximada de 2.000 pares de calçados ao dia. Essas empresas utilizam no seu processo produtivo uma média de 2,5 toneladas de couro mensalmente e desse total, grande parcela se transforma em resíduos. Com base na pesquisa e através dos dados estatísticos confirmou-se que existe a produção de aproximadamente 343 mil toneladas de resíduos de couro mensalmente.
Desse montante total de resíduos de couro foi constatado que 57% vão para o aterro sanitário, 42% os empresários não sabem para onde vão e por fim, 1% desses resíduos vai para locais desconhecidos dos próprios empresários.
Pela alternativa de reaproveitamento dos resíduos como forma de confecção de tijolos, foi verificado que essa alternativa teria uma vantagem bem significativa, visto que, uma boa parcela dos resíduos seriam reaproveitados. Entretanto, seria necessário exportar o montante produzido de tijolos para outras cidades, pois, seriam produzidos mais tijolos do que a demanda da cidade de Jaú.
Na segunda alternativa para o reaproveitamento dos resíduos como forma de confecção de briquetes, foi constatado que utilizando a porcentagem de 100% de couro na sua confecção mais de 90% dos resíduos seriam reaproveitados, atenuando assim o problema ambiental na cidade de Jaú. Entretanto, para a implementação da usina de briquetagem na cidade seria necessário um alto custo de mais de 700 milhões de reais. Para se conseguir ter um retorno eficaz desse investimento, seria necessária a venda de todos os briquetes produzidos por um alto valor monetário.
Na terceira e ultima alternativa para o reaproveitamento dos resíduos de couro utilizados como forma de artesanato, foi verificado que uma excelente vantagem por parte dessa alternativa seria sua parte social, pois, estaria contribuindo para o bem estar das entidades filantrópicas da cidade. Entretanto em contra partida a essa vantagem, foi constatado que apenas os resíduos de tamanho maiores (aqueles com menos cortes) serviriam para essa alternativa.
Portanto, para se atenuar o despejo inadequado dos resíduos das empresas calçadistas na cidade de Jaú é necessária uma forte campanha para o reaproveitamento dos resíduos de couro oriundos de suas produção. Como existe um grande acúmulo de desses resíduos mensalmente, é necessária a utilização das 3 alternativas em conjunto, ou seja, como existe grande acúmulo de resíduos, uma única alternativa seria totalmente inviável para o reaproveitamento desses resíduos