ANÁLISE DA 2ª CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS

1.Autoria

O autor da epístola foi Paulo, o que pode ser verificado durante a sua leitura, quando o apóstolo menciona o seu relacionamento com essa igreja. Muito comum observar sua identificação como servo de Deus.

2. Biografia Sintetizada do apóstolo Paulo

No hebraico seu nome significa pequeno. Nasceu em Tarso, At.9.11. Da tribo de Benjamim, Fl.3.5. Discípulo de Gamaliel, At.22.3.Pode-se dizer que Paulo foi um fariseu convertido. De perseguidor, passou a pregador do cristianismo. Um homem que assistiu com satisfação a morte de Estevão (At. 8.1), como membro do sinédrio, levou muitos cristãos à prisão. Constituído Apóstolo dos gentios, At. 9.15 e separado para a obra missionária.Após três viagens missionárias, a prisão em Roma e um curto ministério no Oriente, é executado por Nero em 64 d.C.

3.Data

Foi escrita entre os anos 55 a 57 da era cristã da provincia romana chamada Macedônia.De acordo com alguns estudos, esta epístola pode ter sido escrita durante o final do verão ou no outono do ano 56 já que havía prometido passar o inverno em Corinto.

3.Corinto:As quatros cidades mais importantes do Império Romano foram: Roma, Corinto, Éfeso e Antioquia. A cidade de Corinto foi a maior, a mais opulenta e importantecidade da Grécia, situada no istmo deste país, orgulhava-se dos seus dois portos, pelos quais passavam o comércio do mundo de então. Foi terra de grande luxo e licenciosidade, o lugar do culto a deusa Vênus, acompanhados de ritos vergonhosos.

4.As cartas de Paulo aos coríntios

Segundo a tradição cristã, o apóstolo teria escrito quatro cartas à Igreja em Corinto, das quais duas encontram-se perdidas atualmente, de maneira que II Coríntios pode ter sido a quarta epístola. As duas epístolas de Paulo aos Corintios nos revelam o coração, os sentimentos mais íntimos e os motivosmais profundosdeste apóstolo.

5.Conteúdo

Enquanto a primeira carta é voltada, em boa parte, aos problemas específicos dos coríntios (questões de doutrina e prática), a segunda carta abre mais o coração de Paulo para mostrar os seus sentimentos fortes em relação aos coríntios e, mais ainda, para com o Senhor. É um livro extremamente rico pelo qual somos privilegiados para ver o coração de uma das grandes personagens da História, o apóstolo Paulo.

 

5.1-Segunda Coríntios consistem de cinco partes principais:

5.1.1- Introdução, 1.1-11.

5.1.2- Paulo relata o caráter dos seus trabalhos, 1.12 a 7.16.

5.1.3-A oferta para os pobres da Judéia, caps. 8 e 9.

5.1.4-Paulo defende a sua autoridade apostólica, 10.1 a 13.10.

5.1.5-Conclusão, 13.11-13.

6.SÍNTESE DAS LIÇÕES BÍBLICAS DO 1º TRIMESTRE DE 2010 CONFORME 2ª CARTA AOS CORÍNTIOS

A segunda carta de Paulo aos coríntios foi uma resposta ao antagonismo que havia se levantado contra a sua autoridade apostólica, pois o seu modo incisivo de doutrinar havia chocado conceitos dos cristãos de corinto. O apóstolo enfrenta várias dificuldades e aflições, no entanto é confortado por Deus e mostra fé e equilíbrio diante das tribulações. Seu ministério é genuíno, e fundamentado na experiência que recebera do próprio Jesus Cristo.

Paulo faz um paradoxo entre a antiga aliança e a nova aliança. Na primeira que tinha como "escopo a lei", enquanto a segunda era no" Espírito". Aquela era morte, essa, porém é vida.

O apóstolo dos gentios demonstra humildade, e se observa nele um homem que aprendeu a viver em toda e qualquer situação. O seu ministério é voltado para a reconciliação. Um exemplo de líder que estava também para servir, qualidade e virtude vivenciada por nosso Senhor e salvador Jesus.

Os ensinos paulinos apontam aos coríntios o caminho para uma vida de santidade, obediência e comunhão com Deus. Havia uma necessidade de eles buscarem uma ruptura com o modo de vida dos moradores de corinto, sem, contudo discriminá-los.

A igreja foi ensinada a contribuir com amor e cooperar com as atividades voltadas para o social. Paulo aplica o princípio bíblico da generosidade que significa "virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem".

BIBLIOGRAFIA

CABRAL,Elienai.Lições bíblicas do 1º trimestre de 2010,Rio de Janeiro:RJ,Cpad,2010.

BÍBLIA SAGRADA. Revista e atualizada, 2ª Ed. São Paulo: SP, SBB, 1993.

BOYER, O.S.Pequena Enciclopédia Bíblica.São Paulo:SP,Editora Vida,1989.