ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE A GESTÃO DE CUSTOS E A GESTÃO DO PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS ADOTADAS POR EMPRESAS INDUSTRIAIS CONSERVEIRAS ESTABELECIDAS NO RS

MACHADO, Débora Gomes. Análise das relações entre a gestão de custos e a gestão do preço de venda: um estudo das práticas adotadas por empresas industriais conserveiras estabelecidas no RS. ​Revista Universo Contábil, ISSN 1809­3337, Blumenau, v. 2, n. 1, p. 43­60, jan./abr. 2006. 

O artigo em análise tem por objetivo descobrir quais são os métodos utilizados pelas empresas industriais na Gestão de Custos x Gestão do Preço de Venda e constatar a aderência ou não das empresas aos métodos de contabilidade gerencial recomendadas pelas inúmeras literaturas disponíveis atualmente. Considera­se que não há possibilidade de tratar isoladamente da Gestão do Preço de Venda e da Gestão de Custos pois existe uma relação direta entre ambas. Com um mercado comprador tão influente as empresas tem encontrado dificuldade em estabelecer o preço de venda e acabam voltando­se para a gestão da sua eficiência operacional focando na diminuição dos custos e no aumento da produtividade a fim de continuarem competitivas no mercado. A artigo traz uma ampla pesquisa, exploratória e descritiva, com dados de empresas conserveiras de médio e grande porte situadas no RS e cadastradas na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul. Os responsáveis pela área de interesse responderam a perguntas em um modelo de entrevista. A pesquisa revela que as empresas consultadas possuem experiência entre 7 e 96 anos de atuação no mercado e os profissionais responsáveis também são experientes já que atuam nas empresas a mais de cinco anos na maioria. Porém, a maior parte dos profissionais responsáveis não possui nenhum curso relacionado a Gestão de Custos ou Gestão do Preço de Venda, o que é um ponto negativo já que há grande possibilidade de não terem conhecimento sobre os métodos desenvolvidos e estudados para o auxílio na Gestão e também por não buscarem qualificação e atualização na área resultando na não execução dos métodos nas empresas. Essas informações são de grande importância e podem ser fundamentais nos resultados finais da pesquisa. O texto traz um embasamento teórico vasto sobre a Gestão de Custos e todos os seus tipos: Os Métodos de custeio; Os Sistemas de predeterminação de custos; Análise dos determinantes de custos; Custeio por ciclo de vida; Análise de custo da logística integrada; Análise da cadeia de Valor e Gestão baseada em atividades. A Gestão de Custos é essencial para a sobrevivência das indústrias sendo assim, é inevitável que os mesmos sejam identificados e gerenciados para a eficiência das atividades da empresa e auxilio na tomada de decisões.

Segundo Iudícibus e Marion (1999) a gestão dos custos auxilia os gestores nas suas tomadas de decisões como “qual a quantidade mínima que se deve produzir e vender para não se ter prejuízo? Qual é o produto mais rentável? Qual produto devemos cortar para aumentar a rentabilidade? Qual o preço adequado para cada produto” entres outras questões que são respondidas pela gestão de custos (IUDÍCIBUS e MARION, p. 181, 1999). Verifica­se que o método de Custeio por absorção é o mais utilizado pelas empresas. Este método é o exigido no Brasil para fins legais mas não é eficiente gerencialmente para a empresa já que pode estar apresentando distorções nos custos no momento da distribuição. Para obtenção de informações específicas e úteis na gestão é necessário que se desenvolva um outro método de GC paralelamente. Quando perguntado aos entrevistados sobre a possível implantação de práticas gerenciais mais modernas a curto ou médio prazo nenhum deles demonstrou interesse e somente uma minoria demonstrou conhecimento sobre as práticas citadas. Estas afirmações esclarecem um possível motivo para as literaturas não serem postas em pratica pelas industrias deste ramo: A falta de qualificação, conhecimento e atualização dos responsáveis pela área que é de extrema importância para o sucesso da empresa. Com tantas deficiências gerencias por parte das industrias, o artigo tenta demonstrar: Como é que a empresa chega no seu preço de venda? Neste sentido, as empresas se utilizam do método mais tradicional: Custo acrescido da Margem. Conforme Crepaldi (2009, p. 325): Um método baseado no custo comumente empregado é o sistema de preços com base no acréscimo de uma margem sobre o custo. Nesse tipo de sistema, o custo por unidade de um produto é determinado e, depois, uma porcentagem sobre o custo (margem) é acrescentada para se chegar ao preço de venda. Embora simples e de fácil uso, este método ignora fatores do mercado, como a sensibilidade dos consumidores ao preço e aos preços da concorrência e de produtos substitutos. As empresas tendem ainda a negociar o preço efetivo. Na negociação o preço estipulado acaba por diminuir na maioria das vezes. Somente uma das empresas afirmou negociar apenas o prazo de pagamento para evitar a diminuição do preço de venda. Isso demonstra que o preço inicial é só uma referência e o que vale mesmo é o preço que o mercado vai querer pagar. As empresas pesquisadas não praticam os métodos das literaturas presentes na atualidade, não tem perspectiva de praticar a curto e médio prazo e não estão buscando aperfeiçoamento dos gestores e administradores.

Kelly Cristiane Veiga, Acadêmica em Ciências Contábeis pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul ­ FADERGS