O setor de cosméticos no Brasil vem crescendo significativamente nos últimos anos. Segundo pesquisas realizadas pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor tem um crescimento médio de mais de 10% ao ano. Neste cenário, o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos no mundo. (ASSOSSIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS, 2011).

Este trabalho tem como objeto para aplicabilidade das análises das demonstrações financeiras a Natura Cosméticos S.A, que é uma empresa brasileira, que visa à exploração do comércio, exportação e importação de produtos de beleza e de higiene e que além do Brasil está presente em vários outros países. É considerada uma empresa líder no mercado de cosméticos e no campo de venda direta no Brasil e promove ações sobre a importância da consciência ambiental.

O trabalho está dividido em oito capítulos que abordam a evolução da indústria de cosméticos, mostrando a concentração do setor e o seu crescimento nos últimos anos; a caracterização e história da Natura S.A.; a importância e necessidade das análises das demonstrações financeiras, dando ênfase nas análises por quocientes e análises vertical e horizontal.