SALGUEIRO, Marcelo. Análise da viabilidade para projeto de reflorestamento através de financiamento coletivo. 2013. 20 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós Graduação em Marketing, Comunicação e Vendas) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Londrina, 2013.

RESUMO
Este trabalho levantou junto ao Instituto Brasileiro de Florestas, quais custos operacionais existentes em um projeto de recuperação florestal de 5 hectares de área degradada em Apucarana/PR. Colocado em prática, o projeto será financiado pelo sistema crowdfunding, ou seja, pela internet, qualquer pessoa poderá doar qualquer quantia, de acordo com as categorias de doações. Além dos custos, relatou algumas ações de marketing semelhantes realizadas em parceria com o Instituto, como: Floresta Doodle Google, Tupperware – Comemoração Dia da Árvore 2013, entre outras. A pesquisa foi gravada na 4ª semana de agosto de 2012, com o responsável pelo Departamento de Projetos do Instituto. Pode-se analisar quais são e como funcionam todos os procedimentos técnicos de um projeto florestal, como: épocas de plantio, responsabilidades das partes (operacional e comunicação). Com os resultados, pode-se estipular a meta do projeto, número de mudas necessárias, categorias de doações e canais de comunicação que serão utilizados na campanha.
Palavras-chave: Marketing. Crowdfounding. Reflorestamento. Recuperação Florestal. Mudas Nativas.

 

1 INTRODUÇÃO
Crowdfunding, traduzido para o português como financiamento coletivo ou colaborativo, baseia-se no financiamento de projetos através de doações pela internet. Milhares de pessoas contribuem com variadas quantias e recebem alguma recompensa por ter ajudado. O autor do projeto precisa determinar o período de arrecadações, quantos dias esta campanha ficará no ar, o valor e o que será oferecido em troca da ajuda.

Em 2012, sites de financiamento coletivo ajudaram empresas e pessoas a levantarem US$ 2,7 bilhões, um aumento de 81% em relação ao ano anterior, dados da Massolution divulgados pela agência Reuters. Para 2013, a Massolution prevê que 5 bilhões de dólares serão levantados por sistemas de crowdfunding.
A alta burocracia das instituições financeiras e a dificuldade em arrecadar recursos fizeram com que este sistema tenha se expandido como maneira para financiar projetos criativos.

Este trabalho tem como objetivo analisar junto ao Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) a viabilidade de recuperação de 5 hectares de uma área degradada em Apucarana/PR, através do plantio de mudas nativas financiadas pelo sistema crowdfunding. Além do reflorestamento, este trabalho irá descrever algumas ações de marketing semelhantes realizadas em conjunto com o Instituto.

Problemas com exploração da mata ciliar, estiagem, inundações e deslizamentos são alguns dos fatores que causam a degradação florestal. Logo no descobrimento do Brasil, grande parte dos recursos naturais foi destruída, em especial as florestas. A agricultura e o desmatamento para a pecuária também influenciaram na devastação da mata atlântica do país.

Dados da Fundação SOS Mata Atlântica apontam o desmatamento de 23,5 mil hectares de mata atlântica entre 2011 e 2012, sendo o bioma mais ameaçado do Brasil. Nos últimos 27 anos, a mata atlântica perdeu cerca de 1.83 milhões de hectares, o equivalente à 12 cidades de São Paulo/SP. O Paraná foi o quarto estado que mais desmatou, com cerca de 2,10 mil hectares perdidos entre 2011 e 2012.

Para tanto, será realizada uma pesquisa de viabilidade junto ao Instituto Brasileiro de Florestas, empresa responsável pela operacionalização do plantio. Após determinar o custo de aquisição e plantio, este projeto será enviado ao site Catarse, onde será executada a campanha. Caso não atinja a meta estabelecida dentro do prazo, os apoiadores receberão o dinheiro de volta ou serão ressarcidos em forma de créditos, assim poderão apoiar outros projetos do site Catarse.