AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE – AESA
PÓS –GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA – TURMA 1502

Maria da Conceição F. de Andrade

Escritores da liberdade
O filme relata a história de diversos alunos de uma escola da periferia e a vontade de uma professora de mudar aquela realidade,usando o conhecimento e o amor á profissão.
A professora “ G” , assim chamada pelos seus alunos,encontrou sérias dificuldade ao lecionar na turma do segundo ano do nível médio na escola Wilson High, pois, a direção da escola não lhe dava apoio em nada.
Tudo que ela precisava para dinamizar suas aulas ,ela tirava de seu próprio recurso,mesmo a escola tendo condições de lhe proporcionar ,mas a direção da escola não dava oportunidade a esses alunos,porque na visão deles,esses alunos não tinham como crescer e ter futuro de uma vez que usam drogas,se marginalizam e vem de famílias sem estrutura psicológica e financeira . Estavam naquela escola para se refugiar de seus problemas e de algumas pessoas,era como um passa tempo,segundo a direção da Wilson High.
Mas a visão da professora” G” era outra,ela não só acreditava no potencial dos seus alunos,como mostrou a cada um deles a importância de lutar pelos seus objetivos .
Primeiro dia de aula, a professora G observar o perfil da turma,onde era totalmente desagradável para todos já que quase todos naquela sala eram rivais.
Aos poucos ela foi conquistando a turma com seu jeito meigo e compreensivo,transformando os pontos negativos em positivos,como fez com um desenho q um dos alunos fez criticando outro,nessa ocasião ela transformou o que era para ser um motivo de descontentamento para todos,um momento de reflexão e conhecimento em artes,mesmo sendo sua disciplina outra.
E assim a professora G foi moldando sua turma.
Ela tinha um propósito,fazer com que seus alunos tomassem gosto pela leitura que é um dos pontos central do equilíbrio para o ensinoaprendizagem,então ela comprou para cada aluno um livro igual, para incentivar a leitura. Os alunos começaram a ler e empolgados pela estória,começaram a discutir alguns pontos entre si na sala,pedindo explicações a professora. A partir desse momento ,a vida daqueles adolescente seria outra.
Visando a realidade dos seus alunos e um ensinoaprendizagem que proporcionasse aos mesmo a visão de uma vida melhor,a professora “G”, buscou sempre dinamizar e inovar suas aulas,usando o método de letramento,como foi o caso do uso do dicionário que ela implantou na sala,onde cada aluno todo dia relatava algum acontecimento em sua vida ,para eles um meio de refúgio e desabafo,para a professora, aperfeiçoamento a escrita,da oralidade e do desenvolvimento de produzirem seus próprios textos através de suas histórias.
Com esse método usado pela professora,ela trabalhou diversos meios de aprendizagem sem que a aula se tornasse monótona,uma vez que o educando estava fazendo o que gosta.
Com esse ato de profissionalismo inovador ,a professora G mudara para sempre a vida dos alunos do segundo ano,pois, os mesmo encontraram nela,além de um ensino de qualidade,carinho,compreensão e um visão de que lutar pelos seus objetivos nunca é tarde.
Esses alunos trocaram suas armas,seus vícios,pelo estudo,por um trabalho honesto.
“ Quando fazemos as coisas por amor, existe uma DIFERENÇA que faz toda diferença na vida de muitos que só precisa de oportunidades “.

AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE – AESA
PÓS –GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA – TURMA 1502