ANALISE DA QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA CIDADE DE GENERAL CARNEIRO –MT

INTRODUÇÃO

É certo que, a preocupação quanto a qualidade de vida dos professores em geral, estende-se de tal modo que deve ser analisado de maneira sucinta. Este estudo foi realizado em uma escola da rede privada, teve por objetivos avaliar a qualidade de vida (QV) dos profissionais da área da educação. (Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1998), definiu a QV como a percepção do individuo de sua posição na vida no contexto de cultura e do sistema de valores em que vive e em relação as suas expectativas, padrões e preocupações’’

Objetivos:

Trata se de uma pesquisa cujo. grupo estudado foram os professores da escola particular La. Na aplicação do teste, alguns cuidados são importante  vicuña na cidade de General Carneiro- mt, constituída de trinta individuo-as, através do questionário WHOQOL-bref.

Metodologia

Com a necessidade de tornar mais pratico, a OMS reformulou o questionário original, o novo ficando com 26 perguntas. Os critérios de avaliações do WHOQOL-bref, encontram-se em uma escala de 1 a 5, em que, de forma geral,1 significa ‘’ nada”(menor qualidade de vida) e 5 significa ‘’extremamente” ( maior qualidade de vida). Na aplicação do teste, alguns cuidados são importantes: o questionário é autoaplicável; respostas condizentes as duas ultimas semanas; situação de privacidade; resposta somente em um encontro. As informações foram coletadas no mês de outubro do 2° bimestre de 2013; a pesquisa contou com 12 docentes; 10 sexo feminino (N=10) e 02 do sexo masculino N=02.

Foi utilizado o instrumento WHOQOL-bref. (OMS, 1998), composto por 26 questões distribuídas em: Físico, psicológico, relação social e o meio ambiente. Quanto aos domínios do questionário, 45,8% dos entrevistados estavam satisfeitos em relação ao físico. No psicológico,37,5% estavam “mais ou menos”. Mediante as questões referentes ao meio ambiente, 47,9% responderam “bom e satisfeito”. No quesito relação social 38,5% dos entrevistados responderam “satisfeito’. Os dados revelaram que todas as facetas apresentaram correlação favorável com o escore médio do domínio.

Após a analise dos dados foi concluído que a QV por se parte importante na vida de qualquer um  e de grande importância estar atentos para ter uma vida mais saudável  e ativa.