Da Série: A Arte na Gestão de Pessoas


Liderar uma equipe é de fato saber lidar com equilíbrio os três elementos essenciais dessa relação: Pessoas x Tecnologia x Capital. Ainda, para substanciar essas forças, vamos falar dos elementos que as compõem. Mais adiante, vamos falar um pouco de cada um desses elementos, seu peso, sua influência no equilíbrio, sua força de atração, e tantas outras coisas que vamos precisar abordar para bem entender a relação dessas forças. Bem, então vamos lá:

a. Pessoas, é composto pelos seguintes elementos:
   1. Estratégicas
   2. Táticas
   3. Operacionais

b. Tecnologia, composto por:
   1. Métodos
   2. Processos
   3. Sistemas

c. Capital, composto por:
   1. Investimento
   2. Desembolso Recorrente

A administração do adequado equilíbrio desta relação de forças é que leva a um resultado de sucesso. Para tanto, vamos entender um pouco essa relação, e para isso vamos partir do desvio do padrão ou do erro, ou ainda do não deu certo. Se algo não se finalizou como pretendido, algo falhou, mas o que falhou?
A análise da falha é muito importante, pois sem que se tenha clareza da causa não será possível implementar qualquer correção de curso.

Se você não sabe o que está errado – então o que corrigir? O que você sabe até agora é que não deu certo, não terminou como previsto – mas, continua a pergunta - Porque? O que de fato está errado?

Se algo não deu certo é preciso então entender o que não funcionou:

 Pessoas
    o - não fizeram o que devia ser feito?
    o - não tinham a competência para fazer? Ou

 A tecnologia usada
    o - não foi a melhor?
    o - não estava adequada? Ou

 Faltou capital para a plena realização da tarefa?

Entenda o que de fato foi a causa, aprenda a reconhecer a verdadeira causa do problema! Isto, sim, vai criar a condição para se planejar a solução.

Sem o conhecimento da causa real, não há alternativa de sucesso na ação de correção de curso. Pois, se estará atuando sem direção e foco.