UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA 

Centro de Filosofia, Letras e Educação - CENFLE 

Curso: Pedagogia - 8º Período 

Disciplina: Educação e Participação Social 

Professora: Francisco Ulissis Paixão e Vasconcelos

Turno: Noite

ANÁLISE DA ENTREVISTA CONCEDIDA PELA DIRETORA DO S.T.T.R. DE MARTINÓPOLE, SRA. MARIA DO ROSÁRIO PESSOA. 

Rayanna Matos de Sousa  

Escolhi o Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Martinópole para ser objeto de pesquisa da elaboração e aplicação do meu projeto para a disciplina do Estágio em Movimentos Sociais. Diante da escolha, pude fazer a esta entidade as seguintes indagações: O que se entende por participação? Como o espaço em questão é construído participativamente? Em que medida ele é educativo? Como o pedagogo poderá está inserindo nesse espaço? 

Atualmente, o Sindicato está situado na Rua Chico Novo, s/n, centro – Martinópole. Foi fundado no dia 26 de Dezembro de 1971, a partir da percepção de alguns moradores do município, onde os mesmos defenderam a grande necessidade de se fundar o Sindicato, para assim defender os interesses da categoria e, por consequência, usufruir de seus direitos, bem como submeter-se aos deveres constantes da legislação sindical. Tendo os seus Estatutos aprovados e reconhecido como órgão representativo das categorias profissionais integrante dos grupos do plano da CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social nos termos da legislação. 

Conforme minhas percepções ao conhecer o espaço de trabalho desse sindicato, percebi que o mesmo mantém, de forma esclarecedora e participativa, as informações referentes aos direitos e deveres que os trabalhadores rurais possuem, desde suas relações com o sindicato até aos benefícios oferecidos pelo Governo, bem como aos benefícios previdenciários. 

Destaco alguns temas que me foi repassado pela entrevistada, a Senhora Maria do Rosário Pessoa, ex-presidente dessa Entidade, atual tesoureira. Tais temas são bastante abordados nas reuniões do sindicato: Benefícios Previdenciários, como Aposentadoria por Idade, Pensão por Morte, Salário Maternidade e Auxílio Doença, que, para a concessão destes benefícios, faz-se necessária a apresentação de documento que comprove o início do efetivo exercício da atividade rural, que servirá para a contagem da carência; Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar), que é um programa que oferece crédito ao trabalhador rural para financiar sua atividade; Garantia Safra; Programa Hora de Plantar; etc. 

Torna-se claro que o Sindicato em questão abraça a ideia de que a escola, hoje, já não é mais a única, nem mesmo a mais verdadeira fonte de formação e de conhecimento como poderíamos mencionar em tempos passados. O novo conceito de espaço de aprendizagem se ampliou, passando a incluir empresas, sindicatos, etc. 

Quando a Senhora Rosário foi questionada pelo o entendimento de participação ela se mostrou firme ao responder, dizendo que “No meio que nos cerca, participação é o ato de contribuir com a nossa categoria. Ou seja, através de reuniões, manifestações, como Grito da Terra e Marcha das Margaridas, participamos do Movimento Sindical para reivindicarmos melhorias para os trabalhadores rurais. Estar presente em outros eventos importantes e oferecer o melhor na execução de nossas atividades também é uma forma de participar, pois, neste caso, estamos participando do fortalecimento de nossa entidade”. 

O segundo questionamento foi em relação de como o espaço é construído participativamente, a mesma respondeu afirmando que “Este sindicato atua com a participação dos seus associados. Mensalmente é realizada uma reunião, onde além das orientações e informações a respeito do sindicato repassadas aos associados, estes também tem o direito de se manifestarem e expor suas opiniões”. 

Um grande exemplo da participação dos associados no sindicato é em relação a Prestação de Contas, que, assim como manda a legislação, é realizada uma Assembleia para aprovação da referida Prestação de Contas. Os associados são informados das fontes das receitas e destino das despesas. Com essas informações, eles têm direito ao voto, podendo aprovar ou reprovar o balanço...