GEORG, T. M., LIMA S.S. Análise da dose adequada de glutamina nos suplementos alimentares. 2013. Trabalho de conclusão de curso. Graduação em Nutrição. Universidade Veiga de Almeida. RJ. 2013.

RESUMO

Muitos praticantes de atividade física utilizam suplementos alimentares a fim de melhorar seu desempenho nos treinamentos e a busca pelo corpo perfeito. A glutamina tem grande importância nutricional, é um aminoácido não essencial livre codificado pelo código genético abundante no organismo, precursora de nitrogênio para síntese de nucleotídeos, manutenção do
ácido-base, regula a síntese e a degradação proteica, detoxificação de amônia, estimula a síntese citrulina e arginina, fornecedora de energia aos fibroblastos aumentando a síntese colágena, além de também fornecer energia para células de rápida divisão como células do sistema imunitário e enterócitos, crescimento e diferenciação muscular e atua como substrato para síntese de glutadiona. Portanto, analisamos os suplementos alimentares proteicos disponíveis no mercado que contém glutamina. Foram selecionados 18 suplementos proteicos, as informações dos mesmos foram obtidas em sites de venda de suplementos pela internet, sendo que alguns são de origem nacional e outros importados, todos contendo glutamina na sua composição, analisando a quantidade disponibilizada de glutamina, proteína, carboidrato e gorduras contidas no produto, assim como sua dose sugerida pelos fabricantes, presentes na rotulagem de cada produto. Essas recomendações serão comparadas com a dose recomendada citada na literatura e com as normas do Ministério da Saúde, para que seja observada a veracidade de eficácia dos produtos estudados, além observar custo benefício dos produtos. Foi observado grande variação nos resultados, havendo diversidade do número de doses oferecida pelo fabricante nos produtos estudados, influenciando no rendimento do conteúdo, na dose adequada, custo por dose e custo mensal da dose.
Palavras-chave: Glutamina; Suplementos Alimentares; Praticantes de atividade física.