Marcílio dos Santos Tavares*, Antônio de Souza Araújo e Valter José Fernandes Junior
Departamento de Química - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Química ? CEP: 59078 - 970 - Natal - RN, Brasil.

INTRODUÇÃO
Análise colorimétrica é baseada na mudança na intensidade da cor de uma solução com variações na concentração. Métodos colorimétricos representam a forma mais simples de análise de absorção1-3. O olho humano é usado para comparar a cor da solução da amostra com um conjunto de normas até que seja encontrada uma correspondência.
Um aumento no resultado de sensibilidade e precisão quando um espectrofotômetro é usado para medir a intensidade da cor. Basicamente, ele mede a fração de um feixe incidente de luz que é transmitida por uma amostra em um determinado comprimento de onda4-6. Neste experimento foi usado um espectrofotômetro de marca SHIMADZU modelo UV-1650.
Há duas maneiras de medir a diferença na intensidade do feixe de luz. Uma delas é a transmitância percentual, %T, o que é definido como:
%T = Io/I = log 1/T = - log T (01)
Para qualquer determinado composto, a quantidade de luz absorvida depende da (a) concentração, (b) do comprimento do caminho, (c) do comprimento de onda e (d) do solvente. Absorbância é relacionado na concentração de acordo com a lei de Beer-Lambert7:
A = Ɛbc (02)
Onde Ɛ é o coeficiente de extinção (M-1cm-1), b é o comprimento do caminho da solução (cm) e c é a concentração (mol litro-1).