Análise crítica sobre o Bilinguismo e a Educação de Surdos  na escola Inclusiva

 

O Bilinguismo e a Educação de Surdos na escola inclusiva parte do pressuposto da valorização das diferenças, tendo no contexto escolar o ensino de Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua.

O Bilinguismo junto à educação somente pode ter sucesso, se houver intérpretes capacitados e uma formação adequada aos licenciandos e aos fonoaudiólogos, estendendo-se evidentemente com a oportunidade aos cursos de extensão e de aprimoramento.

Contudo, os CODAs também são ótimas fontes, no que diz respeito a dar e a receber, estando entre as duas culturas. Os CODAs devem receber uma atenção especial, por estarem envolvidos no universo surdo e ouvinte, trocando conhecimentos para assim haver a interação completa entre ambos e também ajudar na educação.

Com isso propõe melhorias, orienta na questão didática e transmite o conhecimento adquirido com a vivência familiar e social àqueles que se interessam em aprender/conhecer.

 A educação de Surdos totalmente avançada e qualitativa está um pouco longe de acontecer, mas um grande avanço foi dado, na regulamentação e no respeito a identidade e cultura surdas.