Grande parte da preocupações dos ambientalistas e biólogos é o pensamento reflexivo sobre a mudança dos valores culturais que sustentam o estilo de produção e consumo da atual sociedade . A Educação Ambiental, desenvolvida como tema linear, oferece a oportunidade da prática de interação aos conteúdos das Geociências e podem servir como tema gerador dessas práticas, contextualizados nas escalas local e global. O explorador de recursos minerais tem a maior preocupação e lucratividade financeira e contra partida prevê os prejuízos para o o meio no qual esta sendo explorado e esta exploraçao vem sendo feita de forma não qualitativa, entretanto, o crescimento é quantitativo ao passar dos anos. 

Com abordagem relativamente não concordadas pelo ambientalistas os recursos são explorados de forma legal e ilegalmente, onde a própria lei dá embasamento para a exploração de minerais e solos de forma degradante. Desperta os indivíduos para o significado das múltiplas atividades humanas de utilização racional dos materiais geológicos e de ocupação e interferência no meio físico. Este conjunto de conhecimentos e ideias é essencial para promover uma nova relação do ser humano com a Natureza, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e responsáveis com relação à ocupação do planeta e utilização de seus diversos recursos. Além disso, cria meios para diminuir o impacto ambiental das atividades econômicas e também busca soluções para os problemas já existentes de degradação do meio ambiente.

Considero que as discussões dos conteúdos das Geociências de uma forma descontrola é um objetivo direto de ambientalistas e nós biólogos estamos ampliando a visão da sociedade de forma significativa, não fragmentada, não linear e estabelecendo conexões, expressas por características criativas, racional e cognitiva, com mecanismos pontuais que visam causar reações afetando de forma positiva positiva o pensamento diante do futuro, lembrando que na natureza muitos dos recursos não são renováveis, dependendo da forma que for tratada muitas geração que virá á frente não terá oportunidade de conhecer a natureza e meio no qual nós conhecemos da mesma forma que nossos antepassados viram, que não tivemos a oportuninade de ver.