Fortunato José Guambe1
Francisco Julamento Vilanculo2
José Paulino Maria Matsinhe3

Resumo
O trabalho teve como objectivo analise critica dos método de ensino e aprendizagem, para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre diversas obras que retractam: ensino diferenciado, tutorias face a face, auto estimulação, agentes pedagógicos, aprendizagem adaptativa e aprendizagem por maestria.
Palavras-chave: ensino e aprendizagem; métodos de ensino.

Introdução
Construir uma escola inclusiva é um grande desafio para o nosso sistema educativo, uma escola que responda a heterogeneidade dos alunos, de diferentes modelos de aprender, por auto estimulação, aprendizagem adaptativa, agentes pedagógicos, ensino diferenciado, tutoria face a face e aprendizagem por mestria.
A educação é um fenómeno social e universal, sendo uma actividade humana e necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades. Não há sociedade sem prática educativa e nem prática educativa sem a sociedade. Apráctica educação não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos de conhecimentos e experiencias culturais que os tornam aptos a actuar no meio social e transforma-lo em função de necessidades económicas, sociais e políticas da colectividade. (LAKATOS, 2009).
A aprendizagem é a primeira razão para a existência da escola e o meio através o qual a sociedade é efectuada. É difícil imaginar como é que os seres humanos podem estar separados da aprendizagem, uma vez que os dois são inseparáveis.