RESUMO

O presente estudo teve como objetivo analisar os métodos de ensino global funcional e o analítico sintético e mostrar quais as contribuições que eles proporcionam para o desenvolvimento nas aulas de futsal.
Professores que trabalham com o método global funcional estão partindo do princípio que as aulas são de forma simplificada. O aluno já é colocado em uma situação de jogos de recreação ou jogos pré-desportivos. Quanto ao método analítico sintético, as aulas são pautadas por fundamentos, análise de movimentos ditados pela técnica.
Foi aplicado um questionário com dez perguntas referentes aos métodos para 10 professores de escolas públicas e 10 de particulares do Distrito Federal. Observou-se que algumas escolas quando relacionado aos alunos o método global funcional é o mais válido para aplicar nas escolas, por meio dele os professores podem desenvolver valores como solidariedade, respeito, companheirismo. A análise feita com enfoque no futsal, os professores também aplicam o método global, pois aprender jogando se apresenta como forma de estimular a melhoria do desempenho do aluno. A parcela de participação dos meninos é maior do que das meninas nas aulas quando comparada aos dois métodos. As meninas não estão muito interessadas na modalidade. O saber jogar não garante ao professor que seu aluno desenvolverá valores como o respeito, a cooperação, a solidariedade, o trabalho em equipe etc. A Educação Física Escolar está preocupada com a formação do cidadão e não do atleta.


Palavras-chave. Motivação. Global Funcional. Analítico Sintético. Futsal. Ensino.