A educação a distância vem crescendo constantemente nas instituições de ensino, universidades deixaram de ser exclusivo neste tipo de educação, passando a ser usado também em escolas secundárias.

O computador e a internet tornaram-se os recursos didácticos que mais devem serem usados no processo de ensino, o quotidiano humano tornou-se dependente da utilização do meio digital nas mais diversas áreas, inclusive no processo de ensino em particular principalmente nos países desenvolvidos, embora nos países em via de desenvolvimento seja uma novidade, tem contribuído bastante a disponibilização da informação e serve como um meio didáctico para o ensino principalmente para Moçambique que há falta dos materiais didácticos e escolas suficientes para responder a demanda dos alunos, tendo o ensino a distância como solução de insuficiência de escolas e salas de aulas.

O uso da internet na educação é bastante preponderante nos dias atuais, dessa maneira o professor precisa estar preparado para usar este meio, não apenas para dinâmica da aula, deve ter mecanismos de uso eficiente e eficaz pedagógica de modo que traga bons resultados no processo de ensino e aprendizagem. Com as ferramentas adequadas, o aluno pode ser estimulado pela possibilidade de criar e trocar conhecimentos. Ele pode se tornar um agente participativo no processo de aprendizagem.

Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), consolidam uma abordagem articulada em três áreas de saber: comunicação, educação e tecnologias computacionais.