EDUCAÇÃO FÍSICA
JOÃO ANANIAS DE SOUSA MARQUES

ANALFABETISMO MOTOR
Uma realidade pouco discutida

FORTALEZA
2010

JOÃO ANANIAS DE SOUSA MARQUES

ANALFABETISMO MOTOR
Uma realidade pouco discutida

Projeto apresentado para a obtenção de nota
da AV2 da disciplina Metodologia do Trabalho
Cientifico, no curso de Educação Física
da Faculdade Integrada do Ceará - FIC

Fortaleza
2010

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordará um tema que até hoje pouco foi debatido entre os profissionais de Educação Física que trabalham em escolas, "o analfabetismo motor". Será apresentado uma breve explanação sobre o que é o desenvolvimento psicomotor, os motivos que ocasionam o analfabetismo motor, e o inicio de uma pesquisa que buscará identificar onde há a maior incidência de analfabetos motores se é na escola publica ou na escola particular.

2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Apresentar o assunto do analfabetismo motor para que o tema possa ter o seu debate mais aprofundado.
2.2 Objetivos específicos
1 Demonstrar os fatores que podem ocasionar o analfabetismo motor
2 Apontar as possíveis conseqüências que acarretara para o desenvolvimento motor da criança.
3 Realizar uma pesquisa que medirá o grau de desenvolvimento motor da criança e onde ocorre uma maior concentração de analfabetos motores se é na rede publica ou particular de ensino.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 INICIO DO DEBATE

O professor Amauri em seu artigo "O analfabetismo motor ameaça nossas crianças" começou a tratar o tema em 2005, mas desde então pouco se tem falado sobre o assunto que deve ser levado para as discussões o mais rápido possível pois influi diretamente com os nossos alunos.
Em uma sociedade caótica como a que vivemos, onde os pais não tem mais tempo de acompanhar o crescimento dos filhos, e o contato entre eles se resumiu a poucas horas, isso quando a agenda dos pais permitem pois cada vez é mais comum a figura dos pais fantasmas que só aparece de vez enquanto, faz com os pais para não deixarem os filhos com o tempo ocioso, inundem o seus tempos livres com atividades extra curriculares, que em sua maioria são voltadas para as matérias que preparam visando o vestibular.
3.2 CONCEITO DE PSICOMOTRICIDADE
Segundo WALLON H. (1968) citado por A. DE MEUR (19991) " O esquema corporal é um elemento básico indispensável para a formação personalidade da criança. É a representação relativamente global, cientifica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo".Podemos observar levando-se em consideração a opinião do autor a extrema importância do desenvolvimento motor para a criança.
A psicomotricidade segundo Dayse (2007) tem como fatores primordiais:
1. Esquema corporal: É o conhecimento do próprio corpo, ou seja, o domínio que a criança adquiri com o tempo sobre os movimentos do seu corpo.
2. Lateralidade: É a propensão que a criança possui de utilizar preferencialmente mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: Mão, olho e pé. Significa que tem um predomínio motor de um dos lados.
3. Estruturação espaciotemporal: É um conceito desenvolvido pelo cérebro através de atividades neuro, tônico, sensório perceptivo e psicomotoras, e resulta de uma construção. A criança constrói a noção de espaço através da interpretação de uma constelação de dados sensoriais.
3.3 AS PROVAVEIS CAUSAS DO ANALFABETISMO MOTOR
A preocupação dos pais com o vestibular, desde a entrada da criança na escola, e a ansiedade da escola em corresponder á expectativa dos pais se tornam um circulo vicioso, que se reflete em todo o desenvolvimento da personalidade da criança.
Os pais são um dos responsáveis, mas não são os únicos, a própria escola onde se deveria dar oportunidade de praticas de vivencia corporal através das aulas de Educação Física não a propicia, pois nas series iniciais, os alunos tinham em media três aulas por semana, passaram a ter duas e, em alguns casos, uma aula por semana, no ensino médio a situação piora, logo em um ano que para o aluno acaba sendo o mais estressante, pois é a prova do vestibular ao qual ele vem se preparando ao logo de sua vida estudantil.
Esta atitude faz com que seja crescente a inatividade e o sedentarismo entre as crianças, pois com a agenda lotada quase não sobra tempo para a pratica de atividades físicas, e isso acarreta sérios danos ao desenvolvimento psicomotor, pois elas diferentemente de gerações passadas já não possuem em sua maioria ,a chance de tomar banho de chuva, rodar peão, soltar pipa, andar descalço na terra, pular corda, jogar bola descalço na rua,subir em arvores, dentre tantas outras formas de atividades que contribuem para o enriquecimento do mundo motor.
Temos hoje uma situação bem característica em nossa sociedade, a população de classe media esta em sua maioria procurando morar em condomínios fechados em razão de uma maior sensação de segurança, mais na maioria das vezes estes prédios quase não possuem áreas de lazer, em sua grande parte apresentam no máxima um playground que alem de ser muito disputado por todas as crianças residentes acaba sendo a única forma de divertimento praticada pela criança.
Um diferencial a esta realidade se da onde menos se poderia imaginar, as únicas crianças que ainda tem uma vida de desenvolvimento psicomotor completo são as que habitam as cidades de interior, e as periferias das cidades, pois em seu dia-a-dia elas ainda tem tempo, espaço e oportunidade de vivenciar em sua plenitude as atividades que incentivam o desenvolvimento do aparelho psicomotor.
Já na população mais abastada o que se vê são crianças que em seu tempo livre ao invés de realizar atividades que movam o corpo, elas passam horas e horas na frente de uma TV, ou jogando vídeo game, navegando na internet fazendo as atividades das diversas disciplinas curriculares e extra curriculares, desenvolvendo um tipo de coordenação motora bem acentuada localizada apenas nos dedos das mãos
Vendo-se que a criança não tem espaço para brincar em casa, nas áreas de lazer do condomínio, os pais não tem tempo de levá-las para programas de lazer por conta de seus trabalhos e a criança não tem aulas de educação física na quantidade em que necessitaria em sua escola, em quais situações ela poderá desenvolver a sua psicomotricidade? E quais conseqüências este não desenvolvimento acarretará em sua vida?
Os reflexos são visíveis pois houve nas ultimas décadas um aumento gradativo no números de crianças que necessitam de terapia psicomotora, pois apresentam dificuldades de aprendizagem. As queixas principais de pais e educadores são as dificuldades de atenção, de concentração e problemas de relacionamento, como agressividade, agitação, inibição, dependência, e ainda, perda de interesse com relação ao trabalho escolar por parte das crianças. Nossas crianças, hoje, carregam consigo o peso por estarem imersas em uma sociedade de consumo, na qual a tecnologia se faz presente e sobrepõe-se as suas necessidades evolutivas e emocionais. Com isso a oportunidade de aprendizagem psicomotora são reduzidas drasticamente.

4 METODOLOGIA
Após a apresentação do problema, será feito uma pesquisa em forma de um teste físico,que medirá o grau de desenvolvimento psicomotor apresentado por 20 alunos da rede publica e 20 alunos da rede particular do 1ª a 9ª series do ensino fundamental.
O teste tem como objetivo a medição do grau de desenvolvimento motor apresentado pelo aluno e se o mesmo condiz com sua faixa etária, e tem também como objetivo analisar onde há a maior incidência de analfabetos motores, na rede publica ou na rede particular.

5 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARNAIZ,S. P.(2003) A psicomotricidade na educação infantil uma pratica preventiva e educativa. Porto Alegre¸ Artmed.
SOUSA, DAYSE C. (2007) Psicomotricidade. Fortaleza, Livro técnico.
BÁSSOLI, O. A. (2005) O analfabetismo motor ameaça nossa crianças. www.confef.org.br/.../06_O_ANALFABETISMO_MOTOR.pdf acessado em 05/06/2010.