Muitos empresários se perguntam o que exatamente é o marketing. Mas para chegar a uma resposta concisa é um pouco difícil devido à expansão da área. É Bem mais do que fazer anúncios por aí, de qualquer forma e em qualquer lugar.

Mesmo os melhores gurus da Administração definem de forma diferente a disciplina: Uns dizem que é o conjunto de estratégias para direcionar o posicionamento de uma marca, produto ou serviço. Outros falam que é atender as necessidades. E segue uma relação de idéias para tentar expressar o significado. Todos estão certos, as respostas se complementam. Não tem uma descrição padrão.

O marketing é sim um conjunto de estratégias ou ferramentas que utilizamos para chegar a um objetivo. Mas são inúmeros esses instrumentos. E podem ser os mais desejáveis no mercado aos mais tímidos: promocional, marketing pessoal, de relacionamento, publicidade, político, marketing industrial, propaganda, marketing direto, eletrônico, dentre outros.

Os empresários, líderes, marquetólogos, sejam quais forem os profissionais do ramo, precisam desenhar a melhor adaptação para evitar erros que ocorrem diariamente - De associar apenas um atributo a empresa. De tentar simplificar a mercadologia e definir único caminho.

Marketing não tem uma fórmula, igual o cliente que não tem um comportamento-chave. Se o cliente muda constantemente, claro que as tendências também têm que variar.

Entre os citados existe o Promocional, chamado também Promoção de Vendas que atua no Brasil há muito tempo, recentemente conceituado pela AMPRO. Associação de Marketing Promocional como a "atividade aplicada a produtos, serviços ou marcas, visando, por meio da interação junto ao seu público-alvo, alcançar as finalidades de construção de marca, vendas e fidelização".

De linguagem mais prática, ações promocionais possibilitam contato olho-no-olho, teste-a-teste e cara-a-cara. Por isso se destacam a cada ano. E movem a economia no patamar muito satisfatório.
Para desenvolver Promoção de Vendas se faz uso de várias táticas, como a degustação de produtos, a panfletagem, feiras, lançamento de produtos, eventos, distribuição de brindes, blitz promocional, e muitos outros.

E é necessário em cada ação, um planejamento de mapeamento de público e horários, qualificação e diferenciação do profissional promotor, a coordenação, em fim, completa análise mercadológica. Considera-se, no entanto, uma maneira de retorno mais rápido, porque não há intermediário nas transações e ações.