Amostras: dependentes ou independentes?

Os testes estatísticos geralmente são divididos entre aqueles que assumem amostras dependentes e independentes. Mas qual seria a diferença entre amostras dependentes e independentes?

Diz-se que uma amostra é dependente da outra quando ela está relacionada à outra. Por exemplo, queremos saber se a água de um rio está sendo afetada pela descarga de uma estação de tratamento de esgoto. Para isso, coleta-se água no rio antes de receber as águas da estação de tratamento e depois. Como a amostra que coletamos depois da descarga da estação está diretamente relacionada à que coletamos antes da estação, dizemos que estas amostras são dependentes.

Por outro lado, se estivermos comparando a água de duas nascentes situadas em regiões diferentes, de forma que uma delas recebe a água de um estábulo de uma fazenda e a outra não, dizemos que as amostras das nascentes são independentes, porque o valor que encontraremos na amostra de uma nascente não está relacionada com o valor da amostra da outra nascente.

Dessa maneira, espera-se que oconceito de independência ou dependência tenha ficado mais claro.

 Preparado a partir de:

 http://www.youtube.com/watch?v=mWE8PxPoYJY