Amostragem?

O que é amostragem?

Amostragem é o processo de escolher a porção da população para servir de observação. A parte da população que é utilizada para a observação é denominada amostra. Assim, o processo de amostragem é o procedimento de obter amostras de uma dada população.

Por exemplo, se temos uma área enorme coberta por plantações de cana-de-açúcar, e queremos saber a altura que a cana apresenta em um dado momento do seu crescimento, podemos medir todas as plantas da área e chegar a uma conclusão a respeito da média da altura de todas as plantas. Porém, como dissemos, a área coberta por cana-de-açúcar é imensa e medir as plantas, uma por uma, levará um grande tempo além de poder implicar em maiores custos para ter mais pessoas ajudando na medição de todas as plantas da área. Dessa forma, em vez de medir todas as plantas, podemos realizar uma amostragem de, digamos, 50 plantas que, desse modo, atuariam como nossas amostras que representariam todoa a população de plantas da nossa imensa área coberta por cana de açúcar.

A amostragem é prática comum na área da pesquisa. Assim, os pesquisadores precisam conhecer o que é a amostragem e, dessa maneira, pensar em formas de realizar a amostragem em vistas do objetivo de suas pesquisas.

Preparado a partir de:

WHO Library Cataloguing in Publication Data. (2001). Health Research Methodology: A guide for training in research methods. Second Edition.