AMOR INCOMPREENDIDO

 

Êxodo 34:6  Então Deus passou diante de Moisés e disse em     voz alta: —Eu sou o SENHOR, o Deus Eterno! Eu tenho compaixão e misericórdia, não fico irado com facilidade, e a minha fidelidade e o meu amor são tão grandes, que não podem ser medidos.

 

Por mais que os seres humanos tentem dizer ou explicar sobre a palavra AMOR, jamais terão a compreensão exata do que seja amar.

Aos olhos carnais, até sabemos o que seja desejar ser amado. Buscamos em nossas relações pessoais, nos expressarmos em dizermo-nos amados ou amantes. Mas não se conhece entre os homens o  amor duradouro. Não estamos falando das músicas e louvores sentimentais, onde o que se canta é bonito e das pregações humanas, onde a poesia e a retórica aviva e emociona momentaneamente.

Sabemos que pessoas para expressarem seu amor à outra, unem-se em matrimônio, e lá perante juiz e no altar perante o representante das coisas de Deus, juram-se em PERPETUIDADE  aos seus sentimentos.

Sabemos também, que ao passarem os dias, aquela jura, aquela aliança é rompida, frustram-se os intentos, e as  alianças até então perpétuas, tornam-se rompidas.

Percebe-se que as tendências humanas são passageiras, as intenções relativas às vontades de cada indivíduo, as suas necessidades e as suas aspirações.

Bem diferente do amor do Nosso Criador.

No livro áureo da crença humana, tem sempre a palavra amor como sendo o centro.

Deus fez a terra pelo seu desejo e  sua Palavra, fez o homem segundo sua imagem e semelhança, deu-lhe o sopro de vida segundo sua vontade, ornou toda criação com seres vivos, celestes e refulgentes para que o homem pudesse admirar, mas ainda assim, percebeu que o homem sentia-se só. Precisava o homem preencher um  vazio no seu espírito, algo que trouxesse satisfação, algo da essência de  Deus, faltava ao homem. Fez-lhe uma companheira e permitiu que o homem lhe desse um nome. Produzia assim os relacionamentos humanos sobre a terra. Entre seus iguais.

Sabemos que a terra foi corrompida pelo desejo, e a cobiça despertou nos seres racionais, sua irracionalidade diante dos céus, trazendo condenação à toda humanidade. Sabemos que a esta geração,  Deus expressa o seu amor a toda criatura, para que a criatura possa perceber o que seja AMAR.

Razão disso é no que cremos, é o que temos difundido como fato, como real, como profícuo. Eis que temos falado na Graça, isto é do Amor.

Propiciou Deus uma aliança com o homem chamado de pai na  fé de todas as nações, dizendo a ele que andasse em sua presença e que fosse perfeito. Mas ele mesmo se viu acuado ao preservar a sua vida, mentindo ao rei, causando-lhe pela  mentira, desgraça ao faraó.

O amigo de Deus teve seus momentos de dissabores, tanto na área sentimental, quanto na área espiritual. Razão de por fora do arraial, a Agar, mãe de seu filho Ismael.

Cresceram os problemas à Abraão,  cresceram os problemas de relacionamentos humanos, cresceu-se os conflitos e para isto precisou novamente a intervenção divina entre os homens. É o que encontramos em João 3.16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

 

Novamente o amor de Deus sendo demonstrado à toda criação. Mas não sem que os homens demonstrassem e continuassem à demonstrar rejeição ao seu amor. Mesmo Deus falando aos que naqueles dias estiveram às margens do rio Jordão e presenciaram o batismo do Seu Filho Jesus,ouvindo uma voz dos Céus que mencionou-lhes: Este é o Meu Filho Amado em quem eu tenho prazer.

Poderíamos entender o amor de Deus se o próprio Deus não nos abrisse o entendimento? Segundo as escrituras NÃO. Porque o que nos afasta do amor de Deus são as nossas transgressões.

Quando Deus nos abre o entendimento, nos dá o privilégio de sermos filhos, então  pela ação do Espírito Santo, entendemos quão carentes somos da misericórdia do Altíssimo. Percebendo que os nossos semelhantes precisam desta tão grande dádiva.

O que posso fazer se o próximo não queira aceitar esta mensagem como fiel e digna de aceitação? Clamar a Deus para que tenha COMPAIXÃO daquela alma e sem dúvida alguma, AGRADECER a Ele pela minha.

O Bom Samaritano deixou pago à estalagem a cura do pobre coitado que havia encontrado pelo caminho de Jerusalém. A mesma Jerusalém que matou os seus profetas e Crucificou o Messias enviado pelo grande amor que dos céus  lhes fora demonstrado.

Participaram dos milagres, mas não entenderam O MILAGRE.

Entendemos que O amor ESPIRITUAL difere do amor NATURAL.

O espiritual dá vida pela vida que nos foi dada. O natural brota  pelo sentimento, e todo sentimento humano é passageiro. O de Cima permanece.

O amor natural é eterno enquanto dura. O de Cima, o espiritual, é eterno enquanto buscarmos estar sob a GRAÇA, no amor do nosso REMIDOR.

1ª João 3.1  Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.

1ª João 3.23 Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou. E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu.

 

Se temos guardado os mandamentos, guardemo-nos do mundo.

 

Se honramos a Deus, tentemos amar ao próximo, como Ele nos amou. Não vamos nos iludir, só porque as palavras nos mencionam a sermos amorosos. O que daríamos pela salvação de um parente? Uma ponta da nossa unha quem sabe? Que daríamos de nós para atender as necessidades das viúvas? Venderíamos tudo? Dificilmente! Abriríamos mãos das coisas perenes para atender as necessidades emergentes de alguns? Que dirá das espirituais.

 

Valdir Carvalho – 07.9.2009 – Cascavel-Pr