Amor e Graça - Culpa

Romanos 8.1 - "Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito". 

Para concluir este assunto que enfatizar a questão da Culpa, pois o resultado da falta de Amor e de Graça termina em Culpa.
O que é a Culpa?
A Culpa é o Resultado de algum ato contra a Consciência. A Culpa de uma pessoa que feriu alguém está no ato em si de ferir e que depõe contra a sua consciência de que ferir é errado.
Mas, quem dita o que é certo e o que é errado? A Ética e a Moral. E isto à nível mundial, em todas as pessoas em qualquer religião de bem. Aqui exclui-se o satanismo, bruxarias e aquelas seitas que praticam e ensinam a maldade.
Ética - é o conhecimento e estudo daquilo que é certo e daquilo que é errado.
Moral - é a empiria, a prática daquilo que é certo e evitar aquilo que é errado.

O Homem Ético sabe que trair sua esposa é errado.
O Homem Moral não trai sua esposa.

Saber o que é errado não é suficiente se não for colocado em prática. Assim como saber toda a teologia e não se converter é o caminhar para o abismo empunhando uma enorme placa na mão escrito "Cuidado Abismo à frente", mas continua a caminhar rumo ao Abismo.
A Culpa é o impacto entre o saber e a consciência do que se está fazendo. O impacto de uma batida de frente contra a Consciência fere a Orientação do Espírito Santo, mas se a pessoa caminha no mesmo sentido não há impacto. A Culpa é uma ferida aberta na consciência. A Consciência é um atributo do espírito humano que em comunhão com o Espírito de Deus deve ouvir-lhe a voz. 
Romanos 8.14 - "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus".
Não adianta a Teologia Liberal dizer que "Tudo Pode", se a Palavra diz:
Romanos 8:6-8 - "Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus". 
O que é esse estar na carne? Estar na carne é querer satisfazê-la, pois ela já conhece os prazeres deste mundo que jaz no Maligno, pois tudo o que o Mundo exterior oferece está de certa forma contaminado, é como uma fonte de água cheia de bactérias e coliformes fecais, quem dessa água beber certamente será contaminado, adoecerá e poderá até morrer. Por isso o texto acima diz que "A inclinação da Carne é Morte".
Porém, (Glória a Deus por esse porém!) que nesse mesmo Capítulo 8 de Romanos é-nos dito que não há condenação alguma para aqueles que estão em Cristo Jesus. Mas, há também o alerta vermelho que diz: "Que não andam segundo a carne, mas andam segundo o espírito", essa parte da Escritura Sagrada a Alta Crítica e os Teólogos Liberais arrancaram da Bíblia, pois é muito incomoda. Se sua Bíblia não traz esse final do versículo, ela foi intencionalmente adulterada.

Culpa e Graça 
Se pela Graça sou Salvo mediante a Fé (Efésios), então, por que sinto culpa quando peco?
Essa Culpa não é para te condenar, pois já não há mais condenação, mas é para te corrigir. Os Filhos De Deus são Guiados pelo Espírito de Deus em seu espírito humano, e quando pecamos nosso espírito humano choca-se com nossa Alma pecaminosa, o que causa-lhe danos espirituais nessa comunhão com o Espírito Santo de Deus, porém não para a perdição, mas para a correção do sentido do caminhar. E tudo isso ocorre com estalidos na Consciência, o pisca-alerta acendeu-se, perigo de colisão na pista.
A Graça de Jesus não nos deixa caídos, mas nos permite levantar e voltar ao caminho, sempre.
Há, porém, aqueles que cauterizam suas consciências com Teologias Baratas, de Libertação, de Suavização, dos danos causados por nossas escolhas pecaminosas.
Aqui está a linha limitadora da Consciência para aqueles que andam no espírito e aqueles que andam na carne, as nossas escolhas. Se temos as opções de pecar ou não pecar, então, o Livre-Arbítrio é autêntico, logo, o Determinismo calvinista é uma falácia, uma enganação, pois libera o Convertido para praticar o que quiser, mesmo que sua consciência reaja contra isso. Chamo isso de heresia perversa, pois é um impacto contra os anseios do Espírito de Deus que nos chama à santificação, e que é uma luta até o fim de nossas vidas. Como Paulo bem diz: Combati o Bom Combate, Encerrei a Carreira e Guardei a Fé.
Que você possa encerrar sua Carreira sem Culpa, pois a Culpa é só uma correção divina que deve ser ouvida.
A Graça é um Fruto do Amor de Deus e a Culpa é um Fruto do Amor de Deus, mas sempre prevalecerá o Amor.