Amor e Revolução

A Ditadura e o romance na história de um garoto do interior.

A obra: “A Hora da Luta”, da editora FTD, publicado em 1999, São Paulo, ilustrada por Rogério Borges, foi escrita por Álvaro Cardoso, dedicada a Eliane e a seus filhos Melissa, Maya e Felipe. Possui 188 páginas e atualmente custa em torno de R$ 10,00.

Álvaro Cardoso Gomes, nasceu em Batatais, Estado de São Paulo.Com três anos mudou-se para Lucélia e começou a desenvolver seu gosto por literatura. Com 14 anos começou a escrever suas primeiras obras, seis anos depois veio para São Paulo, entrou na USP e se formou professor de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira. Se casou, teve três filhos, em 1973 foi para Portugal estudar, ao voltar para o Brasil, publicou livros de Literatura Portuguesa, resenhas e contos.

Suas principais obras são: O Sonho da Terra, A Muralha da China, Quadros da Paixão, A Hora do Amor, Sonata ao Luar, A Grande Decisão e A Hora da Luta

O livro conta a história de Beto, um jovem que sai de sua cidade natal, Americana, para trabalhar e estudar em São Paulo. Ele chega no início da década de 60, encontra emprego em um Banco e inicia seus estudos. Na escola conhece Valentim, jovem revolucionário, que o leva para o movimento estudantil conta a Ditadura Militar.

Beto se torna de esquerda, mais ainda está preso á sua vida no interior, seu trabalho e sua namorada burguesa, Lúcia Helena. Ele tem a ajuda de muitos amigos e termina sua história lutando pelo seu lado, mesmo sem entender muito sobre política e com o seu grande amor, que apesar das brigas e diferenças continua sendo enorme por Lúcia Helena.

A obra é cativante, a linguagem usada, a época desenvolvida, faz com que a história seja cada vez mais empolgante. A luta contra a Ditadura é expressa de uma maneira real, a juventude revolucionária é apresentada de uma forma verdadeira, o que traz muita credibilidade e confiança ao livro.

A história nos põe em contato com as facetas dos anos 60 no Brasil, Álvaro Cardoso usa de muita realidade para o contexto do livro, ele consegue reunir na mesma obra assuntos diferentes e cativantes. A Ditadura Militar, a luta dos jovens reacionários, a mudança na vida de um jovem e o romance, um grande amor no meio de uma revolução.