AMOR À VIDA

Quando declaro o meu AMOR À VIDA eu estou simplesmente dando graças ao AMOR DA VIDA por mim!

Com efeito, muito antes de eu amar a VIDA, ela já me amou, me ama e me amará incondicional e eternamente.

JESUS CRISTO É A VIDA!

Sim! Consoante o Novo Testamento das Escrituras Sagradas, JESUS CRISTO É A VIDA: “NEle estava A VIDA, e A VIDA era a Luz dos homens.” (Jo.1:4); “Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a Luz do mundo; quem me segue, de modo algum andará em trevas, mas terá a Luz da VIDA.” (id.8:12); “Declarou-lhe Jesus: EU SOU a Ressurreição e A VIDA.” (id.11:25); “Respondeu-lhe Jesus: EU SOU o Caminho, e a Verdade, e A VIDA; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (id.14:6); “Quando Cristo, que é a NOSSA VIDA, se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória.” (Cl.3:4); “E que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte, e trouxe à luz A VIDA e a imortalidade pelo Evangelho.” (2Tm.1:10); “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da VIDA (pois A VIDA foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos A VIDA ETERNA, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada)” (1Jo.1:1,2); “E o testemunho é este: que Deus nos deu A VIDA ETERNA; e esta VIDA está em seu Filho. Quem tem o Filho tem A VIDA; quem não tem o Filho de Deus não tem A VIDA.” (id.5:11,12)

E esta Vida, que é Cristo Jesus, seria um pugilo de setenta ou oitenta anos?

Não!

JESUS CRISTO É A VIDA ETERNA!

E, por Ele ser a Vida Eterna, prometeu-nos a Vida Eterna: “E esta é a promessa que Ele nos fez: a Vida Eterna.” (id.2:25); e esta Vida, prometida e dada pelo Senhor Jesus Cristo, é a Vida Eterna eternamente inamissível: “Eu lhes dou A VIDA ETERNA, E JAMAIS PERECERÃO; e ninguém as arrebatará da minha Mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da Mão de meu Pai.” (Jo.10:28-30)

Logo de início definamos o substantivo adjetivado Vida Eterna. O que é a Vida Eterna?

Fiquemos com a sapientíssima resposta de Jesus Cristo, o Mestre Supremo: “E a Vida Eterna é esta: que te conheçam a ti, o Único Deus Verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.” (id.17:3)

Achei boa esta ilustração que li certa vez: “Uma criança, desejosa de saber o significado de Vida Eterna dirigiu-se a um sábio ancião para formular a sua pergunta, e recebeu dele a seguinte resposta: A Vida Eterna é uma grande rocha que existe lá na Eternidade. Ela mede sete mil metros de altura por sete mil quilômetros de comprimento. A cada sete mil anos pousa sobre ela um rouxinol, com o fim de amolar o seu biquinho. Quando essa rocha se acabar de tanto o rouxinol amolar nela o seu biquinho, a Vida Eterna também acabará...”

A definição de Vida Eterna é simples porque basta pensarmos em Jesus Cristo. A Vida Eterna ESTÁ em Jesus; ela lhe é intrínseca: “E o testemunho é este: que Deus nos deu a Vida Eterna; E ESTA VIDA ESTÁ EM SEU FILHO.” (1Jo.5:11). E a Vida Eterna não somente está em Jesus, como ela é o próprio Jesus, e Jesus é a Vida Eterna: “(pois A VIDA foi manifestada, E NÓS A TEMOS VISTO, e dela testificamos, e vos anunciamos A VIDA ETERNA, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada)” (id.1:2). Portanto, se temos a Vida Eterna temos a Jesus Cristo; se temos a Jesus Cristo temos a Vida Eterna: “QUEM TEM O FILHO TEM A VIDA; quem não tem o Filho de Deus não tem a Vida.” (id.5:12)

A Vida Eterna é a Vida de Jesus Cristo, é a Vida que Jesus vive! E a Vida que Jesus vive é Eterna porque Ele é a própria VIDA, conforme os textos supracitados. Outrossim, a Vida que Jesus vive é Eterna porque Ele é ETERNO: “Porque um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu Nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, PAI ETERNO, Príncipe da Paz.” (Is.9:6)

Quando aceitamos e recebemos a Jesus Cristo como nosso ÚNICO porque TODO-SUFICIENTE Salvador e Senhor, somos salvos imediata e eternamente, e não com uma salvação efêmera. É uma Salvação Eterna porque dada pelo Senhor Jesus, que é a própria Vida Eterna.

Certa vez, conversando com um adepto da salvação instável, da salvação “areia movediça”, ele me disse que é impossível o crente ter a Salvação Eterna enquanto peregrino nesta terra, porque ele entende que a mesma está condicionada à nossa obediência indefectível; e então ele concluiu dizendo que o crente só terá a Vida Eterna no porvir, quando ele já não mais estiver neste corpo pecaminoso, de natureza adâmica. Ora, a crença desse religioso contraria frontalmente o que nos ensina a Palavra de Deus: “Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no Nome do Filho de Deus, para que saibais que TENDES A VIDA ETERNA.” (1Jo.5:13). Aqui, o Apóstolo João diz claramente VÓS TENDES (presente do indicativo), e não VÓS TEREIS (futuro do presente). Em seu Evangelho ele registrou as seguintes Palavras de João Batista: “Quem crê no Filho TEM A VIDA ETERNA.” (3:36); e do Senhor Jesus Cristo: “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha Palavra, e crê naquele que me enviou, TEM A VIDA ETERNA e não entra em juízo, mas já passou da morte para a Vida.” (id.5:24). “Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê TEM A VIDA ETERNA.” (id.6:47). Ora, se TEMOS a Vida Eterna é porque o Senhor Deus JÁ NO-LA DEU: “E o testemunho é este: que Deus NOS DEU A VIDA ETERNA.” (1Jo.5:11)

Ademais, ninguém diz a uma pessoa que, se ela aceitar e receber, neste momento, a Jesus como seu Único porque Todo Suficiente Salvador e Senhor, tê-lo-á somente no futuro. Então, porque se diz que ao receber a Jesus a pessoa já o tem no presente, e não somente no porvir, mas só terá a Vida Eterna no futuro, e não no presente, se ambos, Jesus Cristo e Vida Eterna são a mesma coisa?

Para quem permanece ainda na dúvida de que Jesus é a Vida Eterna, e vice-versa, eis a inarredável conclusão do Apóstolo João: “Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é Verdadeiro; e nós estamos naquele que é Verdadeiro, isto é, em seu Filho JESUS CRISTO. ESTE É O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA.” (id.v.20). E Jesus Cristo é o verdadeiro Deus e a Vida Eterna porque, consoante o Apóstolo Pedro, Jesus é o AUTOR DA VIDA: “E matastes o AUTOR DA VIDA, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.” (At.3:15)

E como saber se eu tenho amor à Vida, que, conforme provamos, é Jesus Cristo?

Simples! Quando sei se tenho os seus Mandamentos e os guardo: “Aquele que tem os meus Mandamentos e os guarda, ESSE É O QUE ME AMA; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” (Jo.14:21)

E qual é a vida que eu não devo amar?

Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a sua vida, guarda-la-á para a Vida Eterna.” (id.12:25)

O quê? Eu não devo amar a minha vida? Afinal, não é amando a minha vida que eu vou cuidar melhor de mim mesmo? Eu devo odiar a minha vida?

Para entendermos estas Palavras de Jesus, que para os açodados soam absurdas, mister se faz lermos estas Palavras dEle: “Respondeu-lhe Ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” (Lc.10:27)

Este texto de Lucas, bem ao contrário de estar contradizendo o de Jo.12:25, explica-me clara e corretamente a quem e como devo amar. Jesus está ensinando que devo amar a três pessoas: Ao Senhor meu Deus, a mim mesmo e ao meu próximo, mas na ordem estabelecida. Primeiramente, eu devo amar a Deus, e amá-lo de todo o meu CAFE: Coração, Alma, Forças e Entendimento. Se eu amar a minha vida antes de amar a Deus, ou mais do que amo a Deus, perdê-la ei; ao passo que, se eu odiar a minha vida, isto é, se o meu amor pela minha vida ficar em segundo plano, guardá-la-ei para a Vida Eterna.

E não é maravilhoso isto? Quando o meu amor à minha vida fica para o âmbito secundário, eu estou guardando a minha vida para a Vida Eterna, que é Jesus Cristo, a quem amo primeiramente, e de todo o meu CAFE!

A Palavra de Jesus: “... e quem neste mundo odeia a sua vida...”, fica simplesmente bela quando entendo que o meu amor ao Senhor meu Deus deve ser tão profundo, tão imensurável, acima de tudo e sobre todas as coisas, que o amor à minha vida fica reles a ponto de se parecer com o ódio. Eu devo viver de tal forma para Cristo que não ache espaço para viver mais para mim mesmo! Este foi o ápice a que chegou o Apóstolo Paulo: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl.2:20)

E mais! O meu amor ao Senhor Jesus Cristo, além de ser em primeiro lugar, tem que exceder o amor de todos os que o amam: “... perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me MAIS DO QUE ESTES? Respondeu-lhe ele: Sim, Senhor; tu sabes que te amo...” (Jo.21:15)

Diante de todo o exposto, concluo dizendo que o meu AMOR À VIDA, à Verdadeira Vida, deve ser uma coisa profunda, lídima e impostergável!

Lázaro Justo Jacinto