Até algum tempo atrás, eu acreditava que a capacidade de ter amigos dependia principalmente do caráter da pessoa. Eu achava que se você fosse uma pessoa legal, sincera, carinhosa, atenciosa, você conseguiria ter fortes vínculos de amizade, que chegariam a durar por toda a vida.......MAS eu venho percebendo que não é bem assim. Hoje eu sou mais partidária da teoria de que a capacidade de ter amigos é mais uma questão de sorte. E, partindo desse pressuposto, confesso que eu tenho muito azar para essas coisas. MUITO azar.

Não sou uma pessoa de caráter exemplar, mas sempre me empenho muito para ser uma boa amiga. E eu nunca entendi o porquê de não ser capaz de conseguir criar fortes vínculos de amizade. É por isso que o meu único consolo é acreditar que se trata de uma questão de sorte mesmo. Uma sorte que não tenho.......

Eu sei que no mundo de hoje as relações entre as pessoas estão ficando cada vez mais superficiais, mas todo mundo têm pelo menos alguns (ainda que poucos) amigos que são, de certa forma, especiais. Bom, nem todo mundo, né. Os azarentos que nem eu ficam de fora dessa lista.......digo isso porque já reparei que a maioria das pessoas costumam ter pelo menos um ou dois amigos íntimos. As mais sortudas conseguem ter muito mais. E, para deixar claro, quando digo “amigos íntimos”, me refiro aos amigos com quem costumamos sair, conversar sobre assuntos pessoais, viajar, convidar para festinhas.......ter com quem compartilhar esses momentos é muito bom. Ou pelo menos acho que deve ser bom, né.....

Eu nunca fui do tipo de ser extremamente tímida e me isolar completamente. E, para falar a verdade, até que eu não tenho dificuldade em fazer colegas. Isso até que não tenho, MAS eu nunca consigo ter amizades mais profundas. E nem vem querer me culpar e me dizer que eu é que não me empenho o bastante......porque eu já tentei fazer tudo o que podia para manter minhas amizades! Até que agora eu já não tento tanto, mas até há pouco tempo atrás, eu tentava muito. MUITO mesmo.

Na época em que entrei na faculdade, pensei seriamente que talvez fosse minha culpa o fato de não me dar bem com essa coisa toda de ter amigos. Afinal, eu não me esforçava tanto para manter contato. Foi então que prometi para mim mesma que iria mudar o meu jeito de ser. E, de fato, foi essa a época em que eu mais me empenhei em fazer essa “operação amizade” dar certo: fiz de tudo para tentar manter contato com alguns dos meus conhecidos do ensino médio e retomar contato com as minhas amigas do ensino fundamental. Eu vivia “puxando” assunto no Facebook, mas as pessoas sempre davam alguma desculpinha para sair da conversa, isso QUANDO elas eram educadas o bastante para sequer se despedir (no geral, elas simplesmente paravam de me responder e me deixavam falando sozinha). Também já tentei várias vezes combinar de sair com elas, mas vivia recebendo um monte de desculpinhas esfarrapadas do tipo: “tenho que ir para a Igreja”, “tenho que ensaiar para o coral”, “tenho que limpar a casa”.....e sempre recebia um “depois eu te ligo para a gente marcar de se ver”. E chuta se alguma dessas pessoas já me ligou de volta?! Isso mesmo: NÃO.

Claro que há exceções. Tenho algumas POUQUÍSSIMAS amigas que ainda mantenho um POUQUINHO de contato. É só de vez em quando que eu converso com elas porque infelizmente elas estão fazendo faculdade em outra cidade. Eu sei que não é um grande avanço, mas, para alguém tão azarenta que nem eu, já tá bom demais, né?! Eu realmente fico feliz quando consigo manter algum contato. Afinal, mesmo que seja pouca, ao menos ainda existe alguma conexão com a pessoa. E até que tem um lado positivo em ver as minhas amigas só depois de muito tempo: quando a gente se encontra, sempre tem um monte de coisa para contar uma para a outra e, assim, é possível ir mantendo a amizade. Eu acho isso muito legal: mesmo que não esteja presente na vida da pessoa, eu adoro o fato da gente compartilhar nossas vidas nas poucas vezes em que nos encontramos!

Eu já cansei de ouvir gente cética falando que amigos verdadeiros não existem e que todo mundo é falso, superficial e tal.......eu acho que não podemos generalizar desse jeito. Concordo que a maioria das pessoas, infelizmente, não se interessa em manter uma amizade mais profunda e, outras, pior ainda, sequer nos consideram como amigos e mantém apenas uma amizade falsa, para conseguir tirar alguma vantagem de nós.....

......MAS, como eu já disse, há algumas poucas pessoas com quem realmente podemos contar. Pessoas com quem podemos, sim, manter uma amizade para uma vida inteira. Mesmo que você tenha amigos que morem longe e quase não te vejam, se houver o interesse recíproco de manter contato, acredite, a amizade prevalece. E se você tem amigos assim, que se preocupam em manter contato, então, meu caro, se considere uma pessoa de sorte e tenha o cuidado de cultivar bem essas amizades, de modo que durem para sempre!

Partindo do pressuposto mencionado no início do texto, há pessoas que têm sorte de conseguir fazer várias amizades bem profundas e duradouras. Outras, que nem eu, simplesmente não têm essa sorte......mas eu até que não reclamo muito não. Afinal, o pouquinho que tenho já me deixa muito feliz.

Então, se você também se sente um azarento para amizade, tente sempre focar no pouco que tem. Afinal, focar só no lado negativo acaba fazendo a gente não enxergar o que há de bom na nossa vida!

Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma, sendo você sortudo ou não para amizade.

Bjs, Tati.