Amigos, pessoas com as quais compartilhamos nossas tristezas, alegrias, sonhos e anseios amorosos. Gente do qual esperamos lealdade e confidência.Pela companhia do pessoal nos fazer tão bem,passamos a maior parte do tempo junto deles e,por tal,os consideramos como senso nossa segunda família.Isso se não a que nunca tivemos...

Amigos, pessoas que nos entendem, que nos momentos difíceis nos dão o maior apoio e, o melhor, que nos aceitam como nós somos sem pôr nem tirar.

Amigos, nossos anjos da guarda na Terra.

Claro que indivíduos assim descritos só se encaixam naqueles que são os amigos de verdade. Embora chamamos todos de amigos,dá pra contar nos dedos com quantos podemos contar verdadeiramente.

Sim, pois há uma grande diferença entre a turma com qual andamos e àqueles que desfrutam dum convívio íntimo conosco. Geralmente o que nos liga a um grupo é o fato de termos algo em comum com ele,seja o gosto por algum estilo musical,uma maneira de falar,pensar e agir;um corte de cabelo,certa forma de se vestir,algum esporte,e tudo o mais que assemelha-se à nossa maneira de ser aos integrantes daquela turma.Outra coisas que nos atrai por um determinado grupo ,é a lógica hedonista do prazer momentâneo e não-compromissado:apenas o aqui e agora são valorizados.Ou seja, a afeição com a "turma" perdura enquanto se mantém o interesse pôr determinada atividade( a ida a uma festa,a um show,ao shopping,a um jogo de vôlei,etc.).Terminado a atividade,e após muita conversa fiada,o grupo se desfaz,indo cada um pra um lado,junto de seus amigos mais próximos.Junto daqueles que já fazem parte de nosso dia-a-dia.

Ah, que grande responsabilidade temos nós na escolha do pessoal com qual andaremos, justamente pelo elo á ele ser passageiro. Pois se não tomarmos cuidado,corremos o risco de sermos tomados por uma forte empatia para com algum membro daquela turma.Daí sem pensar duas vezes,abrimos nossa intimidade pra criatura,e podemos acabar contaminados por aquela amizade inconveniente.E em vez de melhorarmos como pessoa,pioramos,podendo causar muita dor de cabeça a nossa família,amigos e a sociedade;tudo por termos confiando em alguém que mal conhecíamos.

Não vamos nem supor que somos daqueles "Maria vai com as outras" que entra a onda da turma só pra ser aceito por ela. Só pra ter alguém que nos proteja.Antes de mais nada,devemos ser fortes por nós mesmos.Alta-estima lá em cima!Só com a nossa autoconfiança fortalecida, a nossa opinião própria amplamente conhecida, é que pode nos levar a crer que estaremos pouco sujeito às influências daqueles valores que a turma compartilha, e com os quais não concordamos. Valores distorcidos que podem nos fazer meter os pés pelas mãos.

Um grande passo que dá o adolescente rumo a uma vida melhor, apesar de chamarmos todos de amigos, é reconhecer que existem aqueles companheiros de interesse em comum e, dentre estes, alguns poucos que são nossos amigos de verdade, que são nossos torcedores incondicionais, que querem o melhor pra nós e que, pela gente, são capazes de pôr a mão no fogo.


E você,caro leitor,qual a sua opinião a respeito sobre esse assunto?