Para GALEANO (2010, p. 04) "Há dois lados na divisão internacional do trabalho: um em que alguns países especializam-se em ganhar, e outro em que se especializaram em perder. Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e fincaram os dentes em sua garganta. "(GALEANO, 2010, p. 04).

Acordar desta condição precisa dizer aos milhões de negros vindos da África que chegou a hora de buscar o poder seu, em seu lugar merecido desde muito tempo, mas com o voot não é suficiente é preciso ir mais longe, determinando a praiticipação popular num congreso africano dno Brasil, pois a maioir da população precisa ser representada já. Acabou o tempo de preder para quem sempre chpou o sangue do povo.

Com esta frase dita com princípio libertador, foi detecatdo que se inicia uma sangria realizada pelos europeus desde a colonização sangrenta qeu destruiu o povo originário, com todo tipo de violência, e depois na ditadura de vinte anos, com apoio do governo americano, que fez de tudo para implantar a doutina Nacional através do coronéis fardadso da época.

Agora bem recente, os paises da patria mama (Terra sem Males) estão aos poucos se libertando do domínio mortal do Norte europeu e americano. Mas, o povo vai as ruas no Chile para protestar contra tudo que vai contra a natureza da comunidade.

O  capitalismo selvagem com apoio total dos que não querem a vida em abundância continua sugando o sangue do povo. É preciso ri criandoa alternativas para superar esta realidade, indo saindo do capitalismo logo, senão morreremso sufocados por muitas dorgas, desemprego, falta de acesso ao saber crítico entre outras coisas que ferem a dignidade humana. Povo de Deus uni-vos contra o mal maior, o capital.

Referencias

GALEANO, Eduardo. Tradução de Galeano de Freitas, Rio de Janeiro, Paz e Terra, (estudos latino-americano, v.12), Do original em espanhol: Las venas abiertas da America Latina. 2010, p.05.