Universidade Estadual de Montes Claros – Departamento de Geociências – Curso de Geografia – Disciplina: Organização do Espaço Mundial 

OBS: Para compreensão das questões colocadas abaixo é necessário ter em mãos o mapa dos respectivos continentes abordados. As referencias também poderão ajudar na compreensão. 

 Thamyres Sabrina Gonçalves

Ameaças a paz na África

  • É possível observar no mapa do continente africano que há diversas fronteiras em litígio, que são áreas onde existe um limite territorial de fato, sobre o qual não há acordo, ou que está sujeito à arbitragem, como ocorre com Venezuela e Suriname.
  • A partir da análise sobre a quantidade de áreas consideradas “em litígio” pode-se perceber que a questão das fronteiras é um dos maiores problemas para os países africanos. Cujas problemáticas atuais em relação ás fronteiras relacionam-se quase sempre á questões de nacionalismo e ou separatismo. Todavia é preciso compreender que diversas das separações regionais do continente africano são oriundas do processo de ocupação dos países da África.
  • Foi observado que o mapa mostra apenas dois movimentos separatistas (Mali, Níger e Argélia); (Marrocos), todavia estes são certamente os mais expressivos.
  • Com exceção da porção sul do continente, toda a África possui graves problemas internos e estes problemas vão desde questões éticas e identitárias (MOUTINHO, 2004) até questões regionais, ambientais, políticas e econômicas (OLIVEIRA, 2007).
  • O mapa mostra que o continente africano não apresenta grandes problemas com relação a ataques terroristas e nem armamentos nucleares apesar da quantidade de áreas conflituosas existentes em todo o domínio continental, tal fato leva a percepção de que os conflitos no continente africano se dão por questões regionais e, sobretudo questões internas entre os países e nações africanas. 
  • Também é possível visualizar no mapa que a África possui muitos países com territórios relativamente extensos e alguns poucos países com territórios menores sendo que estes se situam a maioria na costa oeste e ao longo do litoral.

Ameaças a paz na América

  • A América possui em numero pequeno de países se comparado ao continente africano por exemplo.
  • As fronteiras de litígio são encontradas apenas em alguns países da América do norte
  • Em termos geográficos territoriais a América não apresenta expressivos movimentos separatistas, todavia em termos políticos de acordo com Manzur (2001) á partir do século XIX a região sofreu processos de fragmentação da unidade política entre as nações do continente americano que fizeram surgir alguns movimentos separatistas que embora não apresentem grandes desafios a configuração geográfica do continente americano, influenciam na relação política entre os países americanos já que segundo o autor (Manzur, 2001) o sentimento de nacionalidade surgiu de maneira diferente entre os povos americanos devido aos modos diferenciados com que cada país conquistou sua independência política e até mesmo territorial.
  •  O mapa não apresenta existência de testes nucleares na América, o que gera um debate complexo em relação a alguns países, já que o domínio da tecnologia nuclear pode ser considerado uma questão estratégica de segurança e defesa nacional (WROBEL, 1993); (BRASIL, 2005); (ANDRADE, 2007).
  • Os problemas internos classificados como graves são pouco ocorrentes na América.
  •  O terrorismo na América se apresenta como um problema expressivamente restrito a um único país deste continente, no caso os Estados Unidos da América, isso em decorrência da atuação política desse país em relação a outros países o que desperta a eminência de ataques de grupos terroristas. 

Ameaças a paz na Ásia

  • O mapa mostra acerca da Ásia que em todos os processos descritos na legenda que o continente asiático possui uma maior incidência de conflitos, movimentos separatistas, graves problemas internos.
  • O que mais destaca no mapa do continente asiático em relação á América e a África é a quantidade de testes nucleares e ataques terroristas.
  • Todavia o mapa mostra que não é em todo o continente asiático que acontecem grandes conflitos
  • O oriente médio é a área mais problemática do continente asiático em termos de conflitos e complexidade territorial e regional.
  • O mapa mostra um contraste de países muito grandes e outros muito pequenos
  • A maior parte dos movimentos separatistas são também questões de fronteiras
  • Os recursos hídricos representam uma necessidade estratégica seja em termos humanos relativo ao próprio consumo ou em termos políticos no que se refere à movimentação geográfica. 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: 

Andrade, A. M. R. Conflitos políticos no caminho da autonomia nuclear brasileira. XXIV Simpósio Nacional de História, 2007.

FILHO, M. J. Tocolando.blogspot.com Geopolítica. Disponível em: http://geopoliticatocolando.blogspot.com.br/

Godoy, L. A inteligência e os desafios internacionais de segurança e defesa. Revista Brasileira de Inteligência. Vol. 1, n. 1, 2005.

MANZUR, J. C. M. Separatismo político latino americano en el siglo XIX: bases para una comprensión histórica. Revista Mañongo, nº 17, p. 213-236, 2001.

MOUTINHO, L. "Raça", sexualidade e gênero na construção da identidade nacional: uma comparação entre Brasil e África do Sul. Cadernos Pagu, n. 23, p. 55-88, 2004.

OLIC, N. B.; CANEPA, B. O oriente médio e a questão palestina. Ed. Moderna. São Paulo, 2003.

OLIVEIRA, L. K. Petróleo e segurança nacional: aspectos globais e regionais das disputas por petróleo na África subsaariana. (Dissertação). Mestrado em Relações Internacionais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2007.

WROBEL, P. S. Aspectos da política externa independente: a questão do desarmamento e o caso de Cuba. Revista Estudos Históricos, Vol. 6, n. 12, 1993.