AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Jéssica Valesca Batista do Nascimento1

Orientador:  Profª. Ms.Esther Cosso2

A forma de se relacionar com o mundo externo se da a partir de suas relações internas, a forma com que lida com seus sentimentos e emoções define o autocontrole sobre sua relação com si mesmo. Um dos grandes problemas da sociedade atual é o isolamento das pessoas, a falta de comunicação à forma como nos comportamos e nos relacionamos diante de determinadas pessoas ou situações, a maneira de pensar ser e agir influencia diretamente os relacionamentos nas organizações.

Este relacionamento pode ser positivo ou negativo, a partir do momento que convivemos em harmonia no ambiente que nos cerca, com tipos de pessoas e personalidades diferentes, conseguimos identificar opiniões, crenças, idéias e valores e se posicionar diante deles, no desenvolvimento profissional e pessoal e de suma importância saber lidar com todas estas situações. Resolver conflitos, construir relacionamentos para maior integração e desenvolvimento, aumentar a proximidade e trocas de idéias. Aprender a se aceitar e ajudar a desenvolver a empatia com os outros membros do grupo.

Pode ser utilizada as dinâmicas de grupo para ajudar na integração entre funcionários, apontar falhas e ressaltar qualidades, auxiliar no relacionamento entre uma equipe é uma estratégia para um bom relacionamento interpessoal.

Em um encontro de pessoas que buscam o mesmo objetivo é necessário que haja integração e um ótimo relacionamento, assim é possível identificar conjunto de competências para um resultado eficaz.

Na medida em estamos comprometidos e envolvido nos permitimos vivenciar novas experiências. Para um ambiente agradável e produtivo é necessário que as pessoas comessem a se integrar e agir e trabalhar em equipe, cada um fazendo sua parte, mas sempre disposto a ajudar e cooperar com o outro.

Bibliografia

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/relacionamento-interpessoal-o-poder-das-relacoes-no-ambiente-de-trabalho/25574/ -  Maio de  2013