AMBIENTE ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO

(Material ou Recurso Didáctico)

Qual o estudante, mesmo na Província, Distrito, Posto Administrativo, Localidade, povoação mais longínqua, que não consegue ler uma ou outra publicidade que seja marcante?

Não quero falar de publicidade ou propaganda grandiosa, elevada e magnífica, mais sim de Ambiente Estudantil Universitário. Um ambiente que procura e proporciona uma aprendizagem de maneira indirecta, com ajuda do docente.

Você pode estar se perguntar: como isto se dá na prática? Como os docentes podem usar o ambiente como aliado nas suas aulas?

Já ouvimos dizer que “temos que partir do concreto para o abstracto, do conhecido para o desconhecido” ou seja, da realidade dos estudantes para o mundo das letras, dos números, das fórmulas, das ciências. Se for assim, temos que começar de publicidade ou propaganda ou rótulos conhecidos … e outros.

Contudo, usando rótulos de produtos conhecidos, podemos trabalhar ou ensinar na sala de aula conteúdos de ensino e aprendizagem, em qualquer instituição de ensino, com mais incidência nas Universidades; relacionados com comparação, seriação, sequência, análise, contagem, arrumação, cores, formação de palavras, quebra-cabeças, mistura, pintura, entre outras áreas de ciências de saber.

Este material precisa estar exposto no público, constantemente e ser usado com frequência com os estudantes, para que se tornem familiarizados por eles. Isto fará com que os estudantes consigam reconhecer letras, cores, números, palavras e muito outros conteúdos que poderão ser direccionados pelo docente.

É claro que, o docente precisa ser e ter uma metodologia criativa, para utilizar esta técnica de acordo com a realidade concreta da sua comunidade e os recursos lá existentes.

Também é preciso ressaltar que a simples exposição de cartazes com rótulos, não significa um Ambiente Estudantil - Universitário, é preciso que seja planificada, sistematizada e orientada para que tenha significado e credibilidade conteúdo didáctico para os estudantes e que seja realmente um trabalho constante e positivo.

Mas também não podemos aceitar que alguém nos diga que em sua comunidade é impossível aplicar esta técnica por falta de material ou recursos didácticos. Porque, por exemplo, o ser humano é um grande produtor de “lixo”, e o que é lixo para os outros pode ser muito útil para nosso trabalho em sala de aula, como docentes. Basta que este lixo esteja limpo e tratado de maneira que possa ser reaproveitado.

Colegas, porque fazer sofrer os estudantes, se podemos, facilitar a aprendizagem?

Isso funciona! É maravilhoso! 

Por: Amarildo Erasmo José de Oliveira