*XAVIER, Valdelucia Moreira Neres

Resumo:

A escola como um setor de aprendizagem, educação e cultura, promove eventos que os alunos presentes na instituição participem. É muito interessante esse fato de que a escola favorece o conhecimento de informações. Com isso pelo auge de eventos ocorridos como o bullying, o ambiente escolar nada mais é do que o principal espaço para que transponha a esses alunos o que realmente é o bullying e como prevenir.

Palavras-Chave: Bullying, Escola, Prevenção.

__________________________________________          

* Funcionária Pública do Apoio Administrativo Educacional de Infraestrutura.

  1. 1.         Introdução:

             O bullying é um assunto de grande preocupação nos últimos tempos para os profissionais de educação e em vários setores onde há a ocorrência de crianças e adolescentes presentes, não só crianças, como adultos, mas o que é mais preocupante é a fase escolar, onde é por esse ambiente que começam a desenvolver o bullying. Desta forma, cabe as instituições escolares, realizarem programas que facilitam o conhecimento sobre o que é bullying e o que essas crianças e adolescentes devem fazer para que isso não ocorra nem na escola, nem na sua vida social, pois bullying são atitudes agressivas, tanto físicas e verbais.

 2. Desenvolvimento:

            Hoje em dia há um grande índice de manifestações entre os jovens com violências e isso vem se agravando cada dia mais e pelo fato de o mundo inteiro verem os tipos de violências em que andam acontecendo afetam o ambiente escolar também, pois as informações que crianças e adolescentes vêem no decorrer dos dias de certa forma, incentivam cada vez mais a realizar as mesmas violências com os colegas de sala de aula. Não somente a violência, como preconceito, racismo, o que denominamos como bullying.

 Na realidade brasileira, as relações estabelecidas na comunidade escolar no desenvolvimento das atividades pedagógicas estão permeadas, de modo contundente ou sutil, por variadas formas de violência, reproduzindo a vida social escolar. A violência escolar tem suscitado investigações não apenas em razão da contradição que ela representa em relação à missão educativa da escola, mas também pelas consequências a longo prazo que dela podem decorrer, pois não é fácil controlar as emoções e ações dessas crianças pertencentes nas escolas. (MALTA et al, 2010)

Compreender as formas como a violência se apresenta no âmbito escolar é um grande desafio a ser enfrentado pelos gestores, pais e educadores. Essas informações podem ajudar no enfrentamento desse grave problema e na busca de um agir educativo. Portanto, torna-se importante realizar pesquisas e monitoramentos que permitam definir sua incidência, as situações violentas mais frequentemente vividas pelos estudantes, suas prováveis causas e as intervenções que possam realizar, como por exemplo mesas redondas, gincanas, palestras entre outras varias formas de informar a esses alunos o que o bullying realmente é. (MALTA et al,2010)

Para BRITO & OLIVEIRA, 2013:

A violência nas escolas está ligada aos níveis de autoestima dos alunos. Estudos descrevem-na como forma significativa de bem-estar e avaliação do valor ou importância que cada um faz de si próprio, referendada por pessoas significativas na formação de crianças e adolescentes, principalmente, pais, professores e amigos.

A criança e o adolescente quando possuem a autoestima negativa torna o alvo principal do efeito Bullying, pois é uma criança retraída, vergonhosa, não tem coragem de falar o que sente, com isso, torna-se difícil de se defender contra certas agressões e para que isso se resolva o ambiente familiar é a principal chave para a motivação e a ajuda para esta criança.

A grande relevância da investigação do bullying centra-se na identificação de fatores favorecedores da sua emergência e manutenção, para que se possam empreender políticas para redução do seu impacto, necessitando de estudos para melhor compreensão e desenvolvimento de ações mais efetivas de promoção e prevenção. A ausência de informações a respeito do bullying e autoestima nas escolas sinaliza  a necessidade de estudos que visem compreender o fenômeno, de modo a contribuir para estabelecimento de linha de base que permita acompanhamento longitudinal do problema para o município e servir de subsídio para planejamento de ações de vigilância à saúde, incluindo a implantação de um sistema de informação para a violência escolar, facilitando assim, o monitoramento se há uma diminuição de ocorrências de Bullying, (BRITO & ALMEIDA, 2013)

Fica evidente que utilizado o Programa Saúde na Escola (PSE), contribui para o esclarecimento do assunto relacionado ao Bullying que se tornou uma violência vivida nos dias atuais entre estudantes nas escolas, e como fonte de investigação esse programa pode contribuir para melhorias no conhecimento sobre o assunto e na prevenção do mesmo.

A escola desempenha um papel de grande importância no desenvolvimento social de crianças e adolescentes e não pode ser considerada apenas como um espaço destinado à aprendizagem formal ou ao desenvolvimento cognitivo. Portanto, a escola precisa se transformar, adaptar-se à realidade e às demandas culturais atuais e atuar no sentido de prevenir e controlar o bullying, assim como outros comportamentos interativos inadequados e prejudiciais ao desenvolvimento, e não funcionar como um agente mantenedor do sofrimento psicológico dos envolvidos nessas situações, ou seja, a escola tem que ter uma visão geral do que está acontecendo sobre o mundo e transformar a questão em ações que previnem contra as violências que estão no auge, e o principal que afeta o espaço escola é o Bullying. (BANDEIRA & HUTZ, 2010)

3-Considerações Finais

            Após observarem e planejarem meios que previnem o bullying é necessário o engajamento de toda comunidade escolar para colocar em praticas essas ações que devem ser promovidas para informar as crianças e os adolescentes sobre o que é o bullying e quais são as conseqüências que o alvo pode manifestar. Os meios que colocarem em ações de promoção para a prevenção, não deve somente atingir as crianças e os adolescentes presentes, mas também ao contexto geral pertencentes na instituição escolar e juntamente com os pais envolvidos para que ajudem no comprometimento das crianças, pois a base de tudo é a família primeiramente apoiando e objetivando o filho com a autoestima, assim o complemento na escola através de ações facilitará ainda mais no desenvolvimento e no conhecimento sobre o Bullying.

Bibliografia:

BANDEIRA, C. M. HUTZ, C. S. As implicações do bullying na auto-estima de adolescentes. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) vol.14 no.1 Campinas Jan./June 2010. Acessado dia 29/05/14 às 2h00min.

            Disponível em: www.scielo.com

 

BRITO, C. C; OLIVEIRA, M. T.  Bullying e autoestima em adolescentes de escolas públicas. J. Pediatr. (Rio J.) vol.89 no.6 Porto Alegre Nov./Dec. 2013. Acessado dia 29/05/14 às 01h45min.

Disponível em: www.scielo.com

 

MALTA, D. C. et al. Bullying nas escolas brasileiras: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2009. Ciênc. saúde coletiva vol.15  supl.2 Rio de Janeiro Oct. 2010. Acessado dia 29/05/14 às 01h41min.

 Disponível em: www.scielo.com