RESUMO 

Este artigo tem como objetivo analisar a instituição escolar como ambiente educativo através da prática de professores sobre como se realiza a educação étnico-racial através das situações didáticas desenvolvidas com os alunos e suas implicações na construção da concepção dos alunos sobre a diversidade étnico-racial e cultural e o racismo. Entende-se que as identidades dos sujeitos são construídas a partir do contexto em que se relacionam. Embasou-se na pesquisa bibliográfica. O foco de análise priorizou questões pertinentes à afirmação da identidade negra, bem como as relações de preconceito e discriminação racial na escola e como esta enquanto instituição de ensino como se porta em relação à diversidade. Conforme estabelece a lei 10.639 e ampliada para 11.645, torna-se obrigatório o ensino de Cultura Afro-brasileiro. Observam-se as dificuldades encontradas na vivência no espaço escolar que trazem implicações e re-significações para as identidades desses sujeitos.

Palavras-chave: ambiente educativo. Educação das relações étnico-raciais. Formação de professores.

 

NTRODUÇÃO

O processo de ensinoaprendizagem das instituições de Ensino acontece como um instrumento de transformação da sociedade e compreendida como um instrumento de transformação do homem, ou seja, em um ser humano que utiliza integralmente dos seus sentidos para promover as transformações necessárias para uma melhor adaptação ao meio. 

A realização dessa pesquisa faz-se necessária, mediante sua contribuição para uma reflexão abrangente sobre as relações étnicas, já que ao longo da história registram-se obstáculos para lidar com a temática num contexto de preconceitos e discriminação. Diante de um contexto social em que os afro-descendentes vivem sob um modelo de “democracia racial”, (Freyre, 2004) de maneira que as relações étnico-raciais são trabalhadas de forma harmônica, como se todos tivessem tratamentos iguais, conseqüentemente tais atitudes só servem para silenciar ou camuflar ainda mais as diversas atitudes de preconceito.

Assim, surgiu a seguinte problemática: Qual a importância de promover uma educação para a diversidade étnico-racial? Esta problemática sugere mudanças no processo educativo primando uma educação que venha valorizar, estimular e propiciar, no âmbito da sala de aula, uma educação da igualdade, do respeito. Pode-se afirmar que, ensinar e aprender numa perspectiva que reinvente o ambiente pedagógico, deixando-o mais dinâmico, cooperativo e interativo, numa perspectiva de inclusão étnico-racial.

O interesse pessoal em pesquisar a temática proposta decorre a partir da experiência que, enquanto docente, observam-se em sala de aula, situações de preconceito racial contra os afro-descendentes. Diante de tal constatação percebe-se que atitudes como essas poderão comprometer a identidade e auto-estima do aluno negro, conseqüentemente afetando o processo de ensino aprendizagem, gerando exclusão social. Para tal faz-se necessário criar mecanismos de intervenção, através de práticas pedagógicas em um ambiente educativo como a escola capazes de superar as ações discriminatórias.

A pesquisa embasada na pesquisa bibliográfica teve como objetivo analisar a instituição escolar como ambiente educativo através da prática de professores sobre como se realiza a educação étnico-racial através das situações didáticas desenvolvidas com os alunos e suas implicações na construção da concepção dos alunos sobre a diversidade étnico-racial e cultural e o racismo.