MEIO AMBIENTE
AMBIENTALISMO VERSUS CONSUMISMO

Rodrigo Dallacosta
Ambientalista Acadêmico de Gestão Ambiental
Joaçaba - SC 05/07/2010

Nos dias atuais o ambientalismo está em foco, À crescente preocupação com o meio ambiente e seus meios de preservação, despertam e atraem olhares de todas as partes, tais como dos lideres mundiais, indústria, comércio e sociedade em geral. Muito se fala sobre como preservar a natureza e seus recursos naturais renováveis ou não, e o que vem de imediato em nossa mente é o combate ao desmatamento, economia de água, energia e controle de poluição do ar.
Tudo isso está correto e é importante termos essa mentalidade, mas existe uma forma de preservar o meio ambiente que pouco é conhecia e comentada pela humanidade, que é evitar o "consumismo" esta pratica geralmente fica escondida por de trás das campanhas de marketing e do desejo humano de consumir cada vez mais, sem a preocupação da real necessidade de possuirmos aquele ou outro produto, pois somos diariamente bombardeados por inúmeras ofertas tentadoras de todos os tipos de utilidades e produtos que nos fazem comprar por impulso.
Consumir é preciso, pois temos necessidade e é isso que movimenta a economia. Nossa luta como ambientalistas não é contra o consumo e sim o consumismo, que nada mais é que a aquisição de algum bem ou produto sem termos a real necessidade de possuí-lo, o que nos remete ao titulo. Ambientalismo Vs. Consumismo.
Um exemplo bem típico das conseqüências que o consumismo pode trazer para o planeta é o desmatamento. Ele se dá em virtude do crescimento desordenado das cidades, também pela expansão da agricultura e pecuária, da necessidade da plantação de árvores destinadas a indústrias de celulose entre outras formas. Todos esses processos não teriam fortes impactos ao meio ambiente, se a quantidade de árvores derrubadas para tais atividades, sendo que muitas delas são derrubadas pelo fator consumismo, fosse replantado em forma proporcional em áreas já desmatadas, fazendo assim um equilíbrio de forma sustentável, equilíbrio esse que não está sendo feito pelo homem atualmente.
Então vamos para a má noticia o resultado do consumo desnecessário. Para cada produto fabricado em nosso planeta acarreta em uma extração de matéria prima do meio ambiente, para cada extração gera-se uma agressão ou algum tipo de impacto ambiental, no momento em que esse produto já não é mais necessário ou deixa de ter utilidade para nós, tem-se novamente outro impacto, o descarte do mesmo ao meio ambiente em forma de lixo ou resido sólido. Como combater esse mal? Muito simples, o despertar do senso ecológico nas pessoas e o velho bom senso, que se deve ter no momento de adquirir um produto, são métodos de preservação ambientais muito eficientes, que fazem não só bem ao meio ambiente, mas também ao seu bolso. Pense nisso!

[email protected]