Nosso patrimônio natural há muitos anos encontra-se em perigo, e para nossa tristeza o grande causador desse prejuízo somos nós, mesmo tendo conhecimento da sua grande importância não só para os brasileiros, mas também para a humanidade. Infelizmente contribuímos para algumas pessoas como: madeireiros, agricultores, pecuaristas, mineradoras, indústrias farmacêuticas, contrabandistas de animais silvestres, espécies vegetais e outros tipos mais e o próprio governo brasileiro. De extrair recursos de forma desorganizada levando ao desaparecimento da nossa floresta amazônica.
Uma das grandes batalhas da Amazônia é o desmatamento. Os madeireiros vão em busca das madeiras nobres para serem levadas para o exterior, onde são vendidas por preços elevados. Uma vasta parte da floresta são campos abertos queimados para dar lugar às lavouras e pecuária. Posseiros se apropriam de terras ilegais com a intenção de plantar soja, acarretando na construção de mais estradas clandestinas, facilitando a passagem para os madeireiros e lavradores. Levando pessoas a morrerem em conflitos por terras, fazendo com que tribos indígenas percam suas aldeias, mudanças climáticas em relação à umidade podendo ocasionar na morte das árvores que restaram e contribuindo no aquecimento global.
Com uma vasta variedade na fauna e flora, muitas pessoas tanto do Brasil quanto de outros países querem ter em suas casas animais raros, principalmente espécies de aves investindo em contrabandistas de animais. Sua rica e preciosa biodiversidade sempre fascinou indústrias farmacêuticas, tirando animais do seu ambiente natural para serem realizadas pesquisas em laboratórios, fazendo com que varias espécies desapareçam do planeta, e o tráfico nacional e internacional de animais silvestres permaneça como uma das principais causas dessa tragédia. Os funcionários e agentes do governo que tem a função de monitorar não possuem recursos disponíveis como armas, equipamentos e veículos suficientes para combater o desmatamento e o contrabando. Tendo essas informações muitos madeireiros atacam os alojamentos desses agentes para poder dificultar mais ainda as ações policiais. São poucos os ficais que temos para trabalhar nos milhares de quilômetros quadrados da região, realizando apenas pequenas ações de busca contra esses contrabandistas.
Algo precisa ser feito imediatamente para combater essa situação onde a Amazônia se encontra. Sabemos que muitos habitantes dependem da indústria da madeira, gado e soja, o governo pode criar medidas de assistência social e atividades econômicas alternativas. Um conjunto de medidas para diminuir à pecuária extensiva, combatendo a expansão predatória do gado, realizar plantio nas terras devastadas, contribuindo para a diminuição do efeito estufa e investir em policiamento para ter ótimos resultados nas operações contra o desmatamento e o tráfico de animais. Facilitando operações de grande porte.